fbpx
Animais MarinhosRecentesTop Artigos

11 Curiosidades sobre o peixe-picasso que você precisa saber

Também conhecido em inglês como Black Bar Triggerfish, Picasso Triggerfish ou Lagoon Triggerfish, esta espécie de peixe é conhecida por ter aproximadamente 30 cm de comprimento. Encontrado nos recifes da região do Indo-Pacífico, o peixe-picasso (Rhinecanthus aculeatus) é um conhecido membro de uma pequena família de peixes marinhos chamada Balistidae. Esta espécie de peixe está entre outras 40 espécies desta família. Sabe por que ele leva o nome do renomado pintor Picasso? Por conta de seu padrão listrado, que se parece com uma paleta de pintura.

Neste artigo, você irá aprender sobre vários fatos interessantes relacionados a este peixe. Com certeza não ficará desapontado ao final da leitura, mas sim impressionado! Está preparado? Então vamos lá!

Algumas curiosidades interessantes sobre o peixe-picasso que você ainda não sabia

Há muitos fatos intrigantes para saber sobre este peixe, desde sua origem e estilo de vida até seus hábitos de acasalamento e alimentação. Então, se você quiser dar uma olhadinha nessas curiosidades divertidas sobre eles em detalhes, continue com a leitura do artigo até o final e prepare-se para se surpreender. Apostamos que você não vai querer perder nenhuma informação!

1 – Este animal pertence à família dos peixes devido ao seu habitat aquático, suas barbatanas e seu corpo esguio. Eles têm sangue frio e um par de barbatanas para provocar o movimento, com o qual até realizam o processo de respiração. A superfície de seus olhos deve ser mantida sempre úmida, pois não possuem pálpebras.

2 – O peixe-picasso (Rhinecanthus aculeatus) tem um físico oval com um padrão de cores e estrutura de barbatanas totalmente diferentes, com uma espinha dorsal distinta. Por serem onívoros, eles podem facilmente comer qualquer alimento que lhe é dado ou qualquer coisa que encontrar em seu caminho. Devido ao seu pequeno tamanho, eles são os menos perigosos entre a família Balistidae.

3 – Como vantagem, eles têm uma mandíbula bem constituída e pequena com dentes afiados, que usam para abrir conchas. Como eles também são agressivos, é sempre aconselhável manter as mãozinhas curiosas bem longe. Isso porque eles também podem se sentir ameaçados o suficiente para mordê-lo se você aproximar suas mãos deles. Melhor não incomodar, né?

4 – Como este tipo de peixe é encontrado em muitos lugares aquáticos, eles ainda não estão ameaçados de extinção. Porém, devido a muitas mudanças causadas na vida marinha, infelizmente seu número está diminuindo rapidamente.

5 – Se o seu lar for no oceano ou em grandes mares, eles vivem por dez anos. Mas se em vez disso, viverem em um tanque aquático ou outros habitats fabricados pelo homem, sua expectativa de vida aumenta consideravelmente.

6 – Seu padrão de cores os aproxima de uma atração distinta, tudo por causa da semelhança de suas cores à paleta de cores de um pintor. Apesar de seu temperamento violento, sua beleza se destaca e é admirada por todos.

7 – Este peixe é agressivo, mas sua mordida não é venenosa e eles também não transmitem nenhum patógeno aquático. Mas, isso não significa que você não deva tomar nenhuma medida de precaução depois de ser mordido por eles. Caso se depare com uma situação assim, lembre-se sempre de consultar um médico.

8 – Os peixes-picasso são conhecidos por se alimentarem de invertebrados de recife, bem como de algas, além de geralmente consumirem caranguejos, caramujos, ouriços-do-mar e crustáceos. Seus requisitos alimentares menos vitais incluem ovas, corais, determinados peixes e organismos. Sua principal maneira natural de encontrar comida é cavar o cascalho ou a areia para encontrar qualquer organismo comestível.

9 – Como eles não exigem um cuidado extremo propriamente dito e não causam muitos problemas, o peixe-picasso será um animal de estimação muito bom. Eles são fáceis de cuidar e encontrar sua comida também não é uma tarefa complicada. Porém, novamente, não tente colocar as mãos perto deles, pois a mordida pode ser muito dolorosa.

10 – Eles se reproduzem heterossexualmente com diferentes pais masculinos e femininos. As fêmeas põem as ovas enquanto os machos as fertilizam. A mãe também é responsável pela construção do ninho onde as ovas são fertilizadas e cuidadas.

11 – Este peixe pode nadar a uma velocidade de pelo menos 30 minutos (na velocidade crítica de natação) por longos períodos sem quaisquer obstáculos. Embora este geralmente seja o caso deste tipo de peixe, eles também podem nadar em velocidades mais altas se se sentirem ameaçados por predadores.

Concluindo

O padrão de cores diferente, a estrutura da barbatana, a natureza e a coluna dorsal do peixe-picasso fazem com que se destacam de outras espécies de peixes. Como mencionado anteriormente, eles são agressivos e não gostam de ser irritados por seus cuidadores (caso vivam em tanques). Além disso, são extremamente charmosos de se olhar e irão provar ser animais de estimação excelentes se você tomar esta decisão. Então, se quiser ver esses belos peixes, faça suas pesquisas e não deixe de visitar seu habitat. Nós lhe garantimos, a experiência é incrível!