fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Surpreendente! Estudo descobre que os cangurus podem se comunicar com os humanos

A maioria de nós conhece os cangurus como ótimos saltadores de longa distância. Com sua cauda forte e poderosas patas traseiras, eles, sem dúvida, podem dar saltos insanos, e quando se sentem ameaçados por outro canguru, animal ou humano, eles não hesitam em usar sua cauda e suas patas para se proteger, até mesmo causando um estrago. Em um único pulo, os cangurus podem saltar 9 metros. Isso é super impressionante, não acha?

No entanto, não estamos aqui para discutir o quão poderosos os cangurus são, mas para falar de um estudo que afirma que os cangurus podem se comunicar com os humanos. Os cangurus são marsupiais, o que significa que eles cuidam de seus filhotes em uma bolsinha. Mas então, eles são realmente uma “espécie social” e podem se comunicar com humanos?

Pesquisadores da universidade de Roehampton e da universidade de Sydney estudaram cangurus de três locais do continente e descobriram que esses saltadores são, de fato, capazes de ‘pedir ajuda’. Durante o estudo, os pesquisadores descobriram que os cangurus podem usar a linguagem corporal, assim como os animais que temos em casa como cães, cavalos e cabras, para se comunicar com os humanos.

Chegaram a esta conclusão, depois que um canguru encarou, atentamente, um humano quando estava tentando colocar as mãozinhas num alimento que estava em um recipiente fechado ao invés de tentar abri-lo sozinho. 

Conforme o relatório de pesquisa, as espécies sem mãos apontam o olhar para os humanos quando encaram situações do tipo falta ou inacessibilidade ao alimento durante um cenário sem solução, particularmente, alternando o olhar entre a situação e os humanos. Cientificamente, esse fenômeno é conhecido como “comunicação referencial e intencional”.

A Dra. Alexandra Green é uma pesquisadora de pós-doutorado na Faculdade de ciências veterinárias da Universidade de Sydney. Ela é coautora do estudo com outros pesquisadores. A Dra. Green disse que ao invés de simplesmente desistir quando eles não conseguiam abrir o recipiente de comida, os cangurus encaravam o pesquisador e depois voltavam o olhar para o recipiente onde estava a comida. Esse foi um gesto visto como um pedido de ajuda, adiciona Dra. Green.

Ela afirmou que o olhar era muito intenso e eles facilmente entenderam que os cangurus queriam acesso a comida. Antes do estudo, pensava-se que somente os animais que temos em casa como cachorros, cavalos e cabras tentavam pedir ajuda quando enfrentam um problema. Mas acontece que os cangurus também podem se comunicar bem com os humanos e podem expressar suas emoções se estiverem com problemas. Se eles não conseguem abrir o recipiente de comida, eles olham para o humano e olham novamente para o recipiente, tipo: ‘Hei, você pode me ajudar aqui, por favorzinho?’.

Ah, e tem mais. Alguns dos cangurus até usaram seu nariz para cutucar o humano enquanto outros se aproximaram do pesquisador e começaram a ‘arranhá-lo’, pedindo por ajuda. 

O autor que comanda o estudo, Dr. Alan McElligot, disse que sua pesquisa descobriu que a comunicação entre os animais pode ser compreendida e aprendida, e que o gesto de olhar ou encarar os humanos para conseguir a comida não tem nada a ver com a domesticação. 

De acordo com o Dr. McElligot, que publicou anteriormente um estudo que afirmava que as cabras podiam perceber os gestos e sinais dos humanos, os cangurus mostraram um padrão e comportamento similar ao que é visto em cachorros, cavalos e cabras. 

A pesquisa mostra que nós subestimamos o potencial da comunicação referencial e intencional dos animais para com os humanos.  Isso é um sinal rumo a um desenvolvimento empolgante nesta área, sendo a primeira vez que um marsupial tem sido estudado desta maneira e com resultados promissores. Os pesquisadores acreditam que isso pode ir além das espécies domesticadas. 

Quem imaginou que os cangurus seriam criaturas inteligentes? Isso pode significar que outros marsupiais como as espécies de wallaroos e wallabies possuem a mesma inteligência. Os cangurus são nativos da Austrália e são estritamente herbívoros, porém um fato curioso é que eles dificilmente liberam metano, diferente de outros herbívoros.

A razão principal de que esse estudo é surpreendente é que não se espera que as espécies selvagens se comportem da mesma maneira como outros casos testados. Estas descobertas desafiam a ideia de que somente as espécies domesticadas podem se comunicar com os humanos.

Os pesquisadores estão entusiasmados com relação à descoberta de outras espécies de animais que possam saber como se comunicar com os humanos. Se os animais tiverem a capacidade de expressar os significados, isso será um grande avanço na ciência. No entanto, até o momento, não é possível criar um ambiente onde os animais selvagens e seres humanos possam interagir. Os cangurus são exceções porque existem muitas reservas e centros de conservação da vida selvagem onde eles são mantidos, embora sejam selvagens, eles interagem constantemente com os humanos. 

A Dra. Green disse que está esperançosa de que a pesquisa possa ajudar os cangurus, frequentemente difamados, a ganhar o respeito dos australianos. Os cangurus não são considerados tão bonitinhos e fofinhos como os coalas, eles têm uma reputação ruim porque há incidentes nos quais são vistos atacando humanos e seus cachorros. Embora sejam uma espécie nativa australiana icônica, eles são muitos, e muitas pessoas até os consideram como pragas e alguns são abatidos. Covardia né?

Ela acredita que por entender que os cangurus possuem essas habilidades cognitivas complexas, isso irá representá-los de uma maneira mais positiva aos australianos e ao mundo também. Tomara!