fbpx
Cães & GatosRecentesTop Artigos

Sua majestade, o vira-lata

Se você vive no Brasil, não tem como nunca ter se encontrado com ele: o vira-lata Caramelo. Esse cãozinho já virou quase um símbolo nacional, onde quer que você ande ou olhe, lá está ele: simpático, malandro e brincalhão. Você já se perguntou qual a origem desse doguinho tão alegre e especial? E os outros vira-latas, tão comuns para nós, de onde eles vieram? Vamos falar um pouquinho sobre isso?

Origem do termo vira-lata

Infelizmente, a origem desse nome, vira-latas, não é nada alegre: o termo vem do fato de, por serem, na maioria das vezes, cachorros de rua, abandonados e não terem lar ou quem os cuide, virarem latas de lixo pelas ruas procurando comida. Com o passar dos anos, todo e qualquer cão que não fosse de raça ‘pura’ passou a ser chamado de vira-lata, mesmo os que possuem tutor e um lar confortável para viver. Outro termo, não pejorativo, utilizado para denominar esses adoráveis cães sem raça é o SRD – Sem Raça Definida.

vira-lata caramelo
Vira-latas ou SRD: de onde vem?

O termo SRD – Sem Raça Definida – nos dá um vislumbre da origem dos nossos estimados vira-latas: eles são a mistura de diversas raças. Justamente por causa dessa mistura é impossível definir sua origem, e somente podemos dizer que é a mesma de todos os outros cães: são descendentes dos lobos selvagens. 

Características físicas

Aqui está outro desafio para nós: como especificar características físicas se eles são resultado de várias e várias raças cruzadas? Quase impossível, né? No entanto, existem algumas poucas similaridades: a maioria tem pelagem curta com cores variadas, são de porte médio, pesando entre 10 a 20 quilos. 

A expectativa de vida desses queridões varia bastante, e depende muito de das condições em que vivem, se tem sua saúde cuidada ou não, se tem moradia e a qualidade dessa moradia, alimentação e muitos outros aspectos. Mas pode-se dizer que, em geral, eles vivem entre 15 e 16 anos, podendo, obviamente, ser mais ou menos que isso. 

Imagem: O Cão Chupando Manga

E por falar em alimentação, você já ouviu falar sobre comida natural para cachorro? Sim, comida feita em casa, com ingredientes que temos na nossa geladeira mesmo, nada sofisticado. Esse é o melhor tipo de alimentação que você poderia fornecer para o seu amiguinho. Visite o nosso site parceiro O Cão Chupando Manga e saiba como pode ser fácil, barato e divertido alimentar bem o seu doguinho. Lá eles têm receitas em vídeo, super rápidas e descomplicadas. Também falam o que nossos cãezinhos podem e o que não podem comer. Temos certeza de que você vai se surpreender e o seu melhor amigo vai amar! 

Comportamento 

O comportamento do vira-lata é outra questão que varia muito e também pelo mesmo motivo das características físicas: a grande mistura de raças. Se você tiver alguma noção de quais raças originaram um cãozinho vira-lata em específico, talvez seja possível ter uma ideia de como será o comportamento dele. Mas essa é uma tarefa bem difícil, a menos que ele tenha traços físicos marcantes de alguma raça conhecida. Por exemplo, um vira-lata muito parecido com um Yorkshire, por exemplo. Você poderá deduzir que ele trará em sua personalidade comportamentos típicos dessa raça, como ser cheio de energia, carinhoso e apegado a família. 

Outro detalhe importante nesta questão do comportamento, é a própria história do animalzinho. Se ele foi adotado ainda filhote, se sofreu algum trauma ou violência, se passou muito tempo nas ruas e etc. Para um cão adotado ainda filhote, independente se for de raça ou SRD, é muito mais fácil se adaptar a rotina da família do que um adotado já adulto ou velhinho. Mas com amor, tudo é possível. E eles merecem todo o nosso amor, não é mesmo?

Imagem: Patas da Casa

Mito ou verdade?

1 – Vira-latas são mais resistentes

Você já ouviu falar que os cães vira-latas são mais resistentes que os de raça pura? Será que isso é verdade?

Pois sim, é verdade mesmo! Os cães de raça, para continuarem a linhagem pura, precisam cruzar entre semelhantes, isso se chama, endogamia, ou seja, o cruzamento de raças geneticamente iguais ou parecidas. Esse processo faz com que o cão de raça pura tenha a saúde mais frágil. 

Como vimos anteriormente, sua majestade, o vira-lata, é um SRD – Sem Raça Definida – não tem apenas uma única raça, mas vem de uma longa mistura de raças, ou seja, sua genética é amplamente diversificada, e sim, isso o torna mais forte, saudável e resistente que um cão de raça pura.

vira-lata caramelo
Imagem: Patas da Casa
2 – Vira-latas são brasileiros

Pois é, parece que sim, temos a honra de poder dizer que os vira-latas são nossos!

De acordo com o site Guia Animal, mesmo que existam em outros países cães com raças misturadas, isso ocorre de maneira mais restrita, sendo possível identificar as raças que deram origem ao cãozinho. Só no Brasil existem cães que são resultados de uma mistura tão diversificada que é até difícil dizer quais são as raças envolvidas na mistura.

vira-lata caramelo
Meme Caramelo na nota de 200 reais – Imagem: Veja São Paulo
O vira-lata Caramelo

Agora que já sabemos um pouco mais sobre os vira-latas, vamos falar de um que é praticamente uma celebridade: o vira-lata Caramelo! E quando falamos em celebridade não estamos exagerando não, viu? Ele foi cotado para ilustrar a nota de 200 reais, acredita? Ok, tudo bem que foi em memes na internet, mas mesmo assim foi, né?! Inclusive, há campanhas para que ele seja reconhecido como símbolo nacional e para que seja instaurado o “Dia do Vira-lata Caramelo”! Realmente, esse cãozinho ganhou o coração da internet.

Apostamos que se houvesse um BBB (Big Brother Brasil) só de cãezinhos, o vira-lata Caramelo ganharia de lavada! 

Ele é simpático, fofo e praticamente onipresente. Onde quer que você vá ou olhe, lá está ele.

vira-lata caramelo
Conclusão

A parte realmente gratificante de toda essa brincadeira na internet envolvendo o Caramelo, é que muitas pessoas acabaram simpatizando com esses doguinhos vira-latas e a procura por adoção em ONGs aumentou. Eles podem não ter raça, mas amor tem de sobra. São fieis e companheiros para a vida toda. 

Ficou com vontade de adotar um vira-lata para você? Uma busca rápida no Google já irá lhe mostrar uma ONG perto de você, ou então, clique aqui e conheça a Adote Petz, um programa que faz a conexão entre você que quer adotar e as ONGs que estão cheias desses queridões esperando por um lar. 

Adote um amor e salve uma vida! ♥