fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Por que os cavalos não se sentam ou se deitam, mesmo enquanto dormem?

Os cavalos, com sua capacidade de dormir sem se deitar por muito tempo, geraram uma sensação de mistério no cérebro humano. Embora a maioria dos tutores de cavalos saibam que seus companheiros de quatro patas preferem não ficar sentados ou deitados por muito tempo, muitos deles ainda não descobriram por que isso acontece exatamente.

Para começar, os cavalos são criaturas perfeitamente cômicas pelos motivos certos. Sua capacidade de servir como um “veículo” é útil para vários humanos que não podem pagar por um veículo automotivo para se locomover. Mas o fato de estarem sempre tão apreensivos com relação aos seus predadores, os torna extremamente misteriosos. Quer saber mais? Vamos lá!

O medo dos predadores é em tempo real

Os cavalos podem parecer totalmente preparados para lutar sua batalha e voltar vitoriosos, mas nada pode esconder seu medo pelos predadores. Por terem tanto medo de serem atacados, eles sentem uma necessidade de permanecer constantemente alertas e se salvar de qualquer ataque dessas criaturas ferozes.

Sendo assim, quando os cavalos dormem, eles acham mais reconfortante dormir em pé. Esta posição os ajuda a escapar rapidamente de um ataque de um predador, pois deitar pode significar muito trabalho para eles. Até mesmo dormindo, em pé, eles mantêm os sentidos alertas contra os ataques de predadores.

Os cavalos se sentam ou se deitam um pouco quando desejam o sono REM por duas a três horas e não mais do que isso. Mas eles não precisam desse sono suficiente regularmente, o que torna mais fácil para eles dormirem em pé. Normalmente, você encontrará um cavalo sentado ou deitado apenas quando ele precisar de algum conforto. Então, quando o cavalo está dormindo deitado ou sentado, ele está em seu estado de sono mais profundo.

Agora, a questão é: como os cavalos fazem isso? A resposta é simples, o aparelho suspensório. Este é um mecanismo que ajuda os cavalos a se manter em pé, mesmo quando estão dormindo. Este é um sistema especial de tendões e ligamentos que ajudam os cavalos a travar as principais articulações das pernas enquanto dormem em pé.

Os cavalos têm amigos legítimos

O mais interessante é que esse não é o único truque que os cavalos aplicam para ficar alerta contra os predadores. Eles também usam seus amigos parceiros para ajudá-los a ter um sono tranquilo, os designando para vigiar o local. Basicamente, eles seguem um sistema de “camaradagem”, em que um cavalo cuida do outro enquanto um deles está dormindo tranquilamente deitado.

Assim, esta função é alternada entre eles para maior segurança e conveniência. Isso também ajuda a garantir que alguém esteja vigiando os predadores e esteja lá para protegê-los quando os cavalos estiverem em sono REM. Geralmente, isso é possível quando os cavalos estão em estrebarias ou ao lado dos seus vizinhos de sempre.

Outra razão pela qual eles se sentam ou se deitam quando estão com pouco sono é que seus corpos são suscetíveis a lesões de reperfusão. Este é um tipo de problema que pode ocorrer quando o peso corporal do cavalo está sobre ele por muito tempo. Como são criaturas pesadas, isso pode impedir que seu fluxo sanguíneo circule adequadamente por todo o corpo. Como querem evitar tais ferimentos, os cavalos tentam dormir dessa maneira, que para nós, parece um tanto quanto estranha.

A maioria dos médicos veterinários que operam esses animais com esses tipos de ferimentos falam sobre como os cavalos acham realmente difícil se defenderem sozinhos após tais situações problemáticas. Tadinhos, né?

“Após a cirurgia, normalmente damos a eles cerca de uma a duas horas em um estábulo de recuperação e deixamos que tentem ficar em pé por conta própria”, explica Schaefer, um residente de cirurgia equina da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Illinois.

É complicado para esses pobres companheiros

Os médicos veterinários sugerem que, além de tais situações problemáticas, os cavalos podem sofrer vários outros problemas corporais. Devido ao excesso de se deitar ou se sentar para dormir bem, os cavalos podem até danificar seus músculos e nervos. Assim, a pressão excessiva para eles é estritamente proibida em todos os casos.

Além de tudo isso, os cavalos podem até ter problemas nos pulmões, pois o excesso de sangue se acumula devido à gravidade. Portanto, doenças neurológicas também são bastante comuns entre essas pobres criaturas. No entanto, os médicos e cirurgiões veterinários muitas vezes os colocam sob cuidados intensivos para ajudá-los a se recuperar imediatamente sem muitos obstáculos. Uma vez que eles se recuperam, são deixados para cuidarem de si mesmos tranquilamente.

Então, por mais sonolento que um cavalo possa estar, é sempre melhor para ele dormir em pé, mesmo que seja muito estranho para nós. Afinal, é assim que eles podem se prevenir da maioria das lesões e doenças.

Concluindo

Os cavalos são criaturas fascinantes com muitos mistérios a serem desvendados. Mas da próxima vez que vir um cavalo dormindo em pé, você saberá por que eles fazem isso!