Peixe-anjo-de-face-azul: curiosidades sobre esse peixe exótico e magnífico
Por acaso você já praticou mergulho? Não é lindo ver a variedade de espécies de peixes debaixo d’água com recifes de coral espalhados por lá? Os peixes de cores brilhantes capturam instantaneamente nossa atenção por causa de sua coloração marcante, e peixe exótico dessas espécies é o peixe-anjo-de-face-azul. Seu nome binomial é Pomacanthus Xanthometopon, e pertence ao filo Chordata da classe Actinopterygii. Esse peixe encontrado nas partes rasas do Oceano Indo-Pacífico, tem uma coloração facial marcante. Curioso para saber mais sobre essa criaturinha linda? Então vamos lá!
Seus atributos físicos
O corpo do peixe-anjo-de-face-azul é oval, azulado e com uma bela mistura de amarelo em certas partes. As barbatanas dorsais e anais são azuis com um revestimento amarelo-limão nas bordas. As barbatanas dorsais são compostas por 13 espinhas e 20 raios moles, enquanto a barbatana anal tem 3 espinhas com 18 a 20 raios moles.
A boquinha do peixe-anjo-de-face-azul é muito pequena, seus dentes são minúsculos e a região dos seus olhos é amarela. Os peixes mais jovens, são azul-escuros com listras amarelas. Este é um peixe exótico de tamanho muito pequeno que pesa cerca de 900 gramas, porém seu peso pode variar de acordo com o ambiente em que está vivendo.
Seu habitat
Esses peixes de beleza exótica são vistos principalmente no Indo-Pacífico, das Maldivas a Vanuatu. Eles são nativos da região tropical da América do Sul, sendo comuns na Flórida e encontrados no Golfo do México também. Eles podem chegar até 15 centímetros de comprimento!
Hábitos alimentares
O peixe-anjo-de-face-azul pode se tornar territorial quando mantido em um reservatório. Sua dieta consiste em Spirulina (algas marinhas), assim como mysis, camarão congelado e outros itens de carne também contribuem para a sua alimentação. Eles são onívoros e comem alimentos mais carnudos, tanto que sua dieta natural consiste em larvas e pequenos crustáceos. Esses peixes também prosperam com grânulos de camarão e grânulos da marca Tropical. Em meio a isso, geralmente comem de três a quatro vezes ao dia a fim de sobreviver.
Seu comportamento e temperamento
Estes são peixes semi-agressivos e podem se tornar territoriais se forem os únicos maiores do grupo, não sendo compatíveis com outras espécies de peixe-anjo. Além disso, são muito sensíveis à má qualidade da água e não são peixes que vivem em comunidade, porém sua natureza semi-agressiva os torna muito bons. Peixes de sua espécie o tornam muito agressivo como qualquer outro ciclídeo, sendo capazes de lutar com outros peixes-anjo.
Reprodução do peixe-anjo-de-face-azul
A maturidade sexual desse peixe exótico é atingida entre 6 e 12 meses. Os pares são monogâmicos e seus companheiros são selecionados para a reprodução. Antes que a fêmea ponha os ovos, a superfície é limpa por cerca de 24 horas. Os ovinhos são colocados em uma superfície vertical com um local de desova artificial.
Uma vez que a fêmea põe o ovo, o macho a segue e o fertiliza, sendo repetido o padrão várias vezes. Os pais cuidam dos ovos até a eclosão e não são peixes propensos a comer seus bebês. Os filhos agradecem, né! Quando essas espécies estão preparadas para desovar, elas formam pares e defendem seu território assustando outros peixes.
Seu ciclo de vida
Peixes-anjo-de-face-azul são peixes de água doce muito famosos, conhecidos por sua beleza e variedade. Eles podem viver de 10 a 12 anos e atingir de 15 a 30 centímetros, porém o seu tamanho só aumenta quando é mantido com todo o cuidado em um reservatório impecável. Esse peixe começa a se transformar em sua coloração adulta quando atinge de 6 a 11 centímetros, com uma expectativa de vida de 21 anos quando mantido em cativeiro.
Como ele se adapta
Essa criatura exótica é encontrada principalmente nos recifes de coral na parte oriental do Indo-Pacífico, composto pelas Ilhas Maldivas, Malásia, Indonésia, Japão, Taiwan, norte da Austrália e Filipinas, também sendo visto às vezes na costa da Flórida. Seus lares são em lagoas, recifes externos, encostas e canais profundos. Os mais jovens desta espécie são frequentemente vistos dentro de cavernas, entre as rochas, e a profundidade em que ficam é de cerca de 25 metros.
Fatos sobre o peixe-anjo-de-face-azul
Esta espécie de peixe se comunica com outros animais com a ajuda de sinais químicos na urina e na bile, que eles liberam na água. Estes não são nadadores muito ativos e preferem viver em águas calmas. Apesar de agressivo, o peixe-anjo-de-face-azul não representa nenhuma ameaça para os humanos. Então, nada de se apavorar, hein!
Geralmente, eles são agressivos durante o tempo de reprodução, bicar e/ou beliscar são sinais de sua agressividade. Seus principais predadores são peixes maiores, como barracudas e tubarões. O peixe-anjo-de-cara-azul geralmente é visto vivendo em pares, e acredita-se que o seu parente peixe-anjo-rainha seja monogâmico.
Concluindo
Não há um número total preciso de peixes-anjo-de-face-azul existentes no mundo, apesar de serem vistos em grandes populações na água doce. Este peixe exótico de tamanho pequeno com aparência adorável, que adora viver em águas calmas com um ambiente composto. Sua coloração corporal brilhante chama instantaneamente a atenção das pessoas que estão praticando mergulho em busca de criaturas lindas. E realmente são de uma beleza fascinante, não é mesmo?