fbpx
Animais AntigosRecentesTop Artigos

Os 5 dinossauros mais curiosos e estranhos que já existiram

Os magníficos dinossauros, que viviam tanto em terra quanto nas águas, governaram toda a Terra há 180 milhões de anos. Eles evoluíram para se encaixar em todos os espacinhos e habitats logo abaixo do sol e, segundo especialistas, fazem parte de um conjunto único de criaturas que já viveram no planeta azul. Mesmo que Steven Spielberg tenha nos proporcionado uma “amostra” desses titãs, existiram vários outros, que são muito estranhos por assim dizer. Você já conhece o Tiranossauro Rex ou T-REX, mas alguns que caminharam pela imensidão desse planeta, são únicos e extraordinários. Vamos dar uma olhadinha?

1 – Amargassauro

O amargassauro, encontrado em 1991 na Argentina, é um saurópode, ou seja, tinha uma cauda e um pescoço longos e andava sobre 4 patas. Porém, quando comparado a outros saurópodes, como o Braquiossauro por exemplo, ele é bem menor no quesito tamanho. Esse dinossauro media mais de 10 metros de comprimento e pesava entre 2 e 3 toneladas. A característica singular nessa criatura pré-histórica eram seus espinhos no estilo de cabelo moicano. Lembra?

Por tais motivos, esse gigante fazia jus ao apelido que lhe foi dado, o dinossauro do punk rock. O amargassauro, tanto macho quanto fêmea, possuía duas fileiras de espinhos que cresciam do pescoço e terminavam na cauda e, devido à formação da coluna vertebral, tinha a aparência de um “cabelo” moicano. Ah, última curiosidade, mas não menos importante, o “moicano” do macho chamava mais atenção! 

2 – Concavenator

Duas razões tornam o concavenator o dinossauro mais estranho de todos os tempos, sabe quais são? Bem, em primeiro lugar é sua aparência, e em segundo, ele precisa de uma análise mais detalhada. A primeira razão se deve ao fato de que este dinossauro carnívoro possuía uma pequena protuberância em forma triangular bem no meio de suas costas, como se fosse uma vela feita de ossos e pele. Caso contrário, você poderia pensar que isso era só uma corcunda de aparência estranha. Em segundo lugar, os antebraços do concavenator tinham saliências com plumas, que criavam penas coloridas nos períodos de acasalamento. Fora isso, este terópode cretáceo era semelhante ao dinossauro de pele de lagarto, Allossauro.

Imagem: https://dinosaurpictures.org/

3 – Incisivossauro

O incisivossauro, que viveu há 128 milhões de anos, se destaca como um dos dinossauros mais bizarros de todos os tempos por conta de seus dentes salientes. Este era uma criatura parecida com um pássaro e era estranha por seus dentes incomuns, o que é raro entre os mamíferos. Para tentar lhe dar uma imagem clara de sua aparência, tenha em mente o Zazu, aquele pássaro da animação da Disney, O Rei Leão e adicione dentes salientes. Porém, sua anatomia bizarra ajudou a revelar vários segredos sobre outro dinossauro conhecido como Oviraptor, que segundo especialistas, eram pássaros que perderam a capacidade de voar com o tempo. No entanto, estudos posteriores mostraram que os incisivossauros eram parentes dos oviraptores, o que imediatamente contraria a hipótese de que eles vieram de pássaros.

4 – Nothronychus

Talvez você já tenha ouvido falar ou visto em algum lugar sobre o Therizinossauro, um dinossauro bizarro com garras longas, barrigudo e da Ásia Central. O nothronychus é seu primo e se destaca como o primeiro dinossauro de sua espécie, que foi descoberto na América do Norte. A descoberta disso ocorreu quando os paleontólogos concluíram que o therizinossauro nada mais era do que um fenômeno asiático que, ao contrário dele, seu primo nothronychus tinha uma dieta herbívora simples. Esta é uma escolha evolucionária muito estranha quando a criatura se enquadra na categoria de terópodes.

Imagem: https://dinosaurpictures.org/

5 – Pliossauro

O pliossauro foi um réptil marinho que mais dominou (como assombrou) os oceanos até o final da era jurássica. Esta criatura aquática tinha um pescoço curto e uma mandíbula enorme, além da característica singular de um esqueleto gigante e uma cabeça de 2,50 metros de comprimento. Muitos estudos e especialistas forneceram evidências de que o pliossauro foi uma das máquinas mortíferas mais perigosas da sua era.

Outros tipos de dinossauros bizarros que vagavam pelo planeta azul

Existem vários outros dinossauros super estranhos e incomuns, que viveram aqui na terra. Veja a seguir!

1 – Mamenchissauro

Embora os mamenchissauros possam ter algumas semelhanças com o Brontossauro, eles têm diferenças também. Seu pescoço tinha quase 14 metros de comprimento, sendo um dos mais longos depois do Sauroposeidon, e pesava cerca de 27 toneladas, tendo forças por meio da nutrição à base de plantas. Seus dentes tinham formato de espátula, o que facilitava a alimentação, pois podiam comer em grandes quantidades. O comprimento total do seu corpo era de 35 metros, o que é muito mais se comparado com o brontossauro.

2 – Dilong

O dilong era um Tiranossaurídeo muito pequeno, que tinha apenas 1,80 metros de comprimento da cauda, com penas, ao nariz, com uma altura de cerca de 60 centímetros. Seu nome Dilong se traduz “Dragão do Imperador” (em inglês “Emperor’s Dragon”). 

Concluindo

Muitos outros dinossauros estranhos e incomuns chamavam o planeta Terra de lar. Alguns deles eram tão bizarros que você ficaria surpreso ao saber que existiram e já caminharam por este lugar que agora é nosso. Por mais estranhos que possam parecer, cada um tinha suas características únicas que de alguma forma, hoje, chamam a nossa atenção.