fbpx
Animais AntigosRecentesTop Artigos

Mamutes: Quem eram eles? Quando eles viveram aqui?

Aposto que você já ouviu falar da histórica era do gelo que fez o homem tremer na Terra, não é mesmo? Nunca é tedioso aprender mais sobre esta era, já que ela é repleta de mistérios e suspense para nós. Se por um acaso já se perguntou qual conteúdo da era glacial separamos aqui para você, estamos prestes a lhe fazer pular de alegria. O mamute é um elefante pré-histórico, incrivelmente gigantesco que foram extintos na era do gelo há milhões de anos. Hoje vamos falar sobre essas criaturas e juntos iremos descobrir mais a seu respeito. O que você acha de começarmos agora mesmo? Vamos lá!

Tudo o que você precisa saber sobre os mamutes

O que eles eram?

Sem aprofundar muito, os mamutes eram parentes dos nossos elefantes atuais, sendo assim os elefantes asiáticos e africanos, se parecem muito com eles. Dizem que os mamutes viveram principalmente nas regiões da América do Norte e da América do Sul, onde também foram imensamente caçados para servirem de alimentos e usarem suas peles. Eles foram a última espécie do gênero e morreram na época final do recuo glacial.

elefante pré-histórico
Esqueleto de mamute encontrado na Rússia

Como era sua aparência?

Os mamutes-lanosos eram animais gigantes, parecidos com elefantes, que foram extintos durante a era glacial. Eles tinham cerca de quase 2,70 a 4,20 metros de altura e pesavam cerca de 6 a 10 toneladas. Embora se parecesse muito com os elefantes de hoje em dia, era o seu tamanho gigante que os destacava. Suas presas tinham quase 1,50 a 1,80 metros nas fêmeas e 2,40 a 2,70 metros nos machos. Normalmente, eles eram herbívoros e, portanto, comiam qualquer gramínea ou coisinhas espessas em geral. O mais surpreendente é que as fontes afirmam que eles podem ter consumido cerca de 317 quilos de grama por dia! Sua expectativa de vida também era excelente, de 60 a 80 anos. Sob suas camadas extremamente repletas de lã havia uma camada de gordura isolante com cerca de 8 cm de espessura. No entanto, as orelhas desses animais eram menores do que as dos elefantes atuais.

elefante pré-histórico
Lyuba – mamute encontrado na Russia, em 2007.
Ele viveu há cerca de 42 mil anos e morreu com apenas 1 mês de idade.

O que eles comiam e como progrediram?

Os mamutes não eram apenas criaturas monstruosas pelo seu tamanho, mas eles também comiam muito. Diz-se que eles gastavam quase de 17 a 18 horas se alimentando ou indo em direção a uma fonte de água. Eles também consumiam de 60 a 300 kg de comida por dia e assim como bebiam cerca de 60 a 160 litros de água diariamente. É por isso que eles também produziam uma grande quantidade de esterco, que era cerca de 140 a 180 kg por dia. Imagine o que teria acontecido se eles continuassem vivos até hoje. Eita!

Onde eles moraram?

Ao longo dos anos, muitos resquícios desses animais foram encontrados nas regiões da América do Norte, Ásia e Europa, pois dizem que eles se estenderam há milhares de anos nessas regiões. É dito que eles começaram a emergir nas partes do Leste Asiático, de onde começaram a expandir seu grupo. Três espécies viveram nos Estados Unidos, conhecidas como mamute-columbiano, mamute-de-Jefferson e mamute-lanoso. Diz-se que os mamutes finalmente faleceram na Ilha Wrangel, no Ártico.

Como eles foram descobertos?

Muitos anos atrás, os cientistas começaram a descobrir animais com longas presas que pareciam estar bem preservadas debaixo do solo. Eles foram enterrados sob o solo durante a era do gelo, o que ajudou a preservá-los extraordinariamente bem. É dito que eles morreram durante esses tempos porque ficaram presos no gelo. Que dó!

O mamute, esse fascinante elefante pré-histórico, foi mencionado pela primeira vez por um cientista alemão, Johann Friedrich Blumenback, no ano de 1799. Assim, este cientista, junto com um outro francês chamado Barão Georges Cuvier, disse que os ossos que eles encontraram pertenciam a algum animal extinto. Por esta razão, as pessoas fizeram mais pesquisas e a descoberta dos mamutes aconteceu com precisão, porém, o primeiro esqueleto de mamute foi descoberto em 1799 por Wilhelm Gottlieb Tilesius. Dizem que o mamute preservado mais antigo tem cerca de um milhão de anos! Então, é justo dizer que sua evolução ocorreu há muitos milhões de anos, por mais que eles tenham sido extintos recentemente.

elefante pré-histórico
Mastodonte

Quem eram os mastodontes?

Muitas pessoas confundem os fósseis de um mamute com os de mastodontes. Desta maneira, é importante entender que eles são muito diferentes um do outro. Apesar de tanto um quanto o outro parecerem muito um elefante pré-histórico, eles tinham dentes extras, os mastodontes eram menores e as suas pernas também eram mais curtas. No entanto, os mamutes eram gigantes que existiram por milhões de anos, portanto, eles estiveram na Terra há mais tempo do que a existência da maioria dos países.

Concluindo

Muitos animais históricos ainda não foram descobertos até hoje, porém, o elefante pré-histórico mamute foi o mais bem preservado de todos. Esses animais herbívoros prosperaram nas regiões da América do Norte, Europa e Ásia há muito tempo, mas logo foram extintos devido à caça e por razões da Era Glacial.

Imagine como a vida seria se eles existissem até hoje e continuassem a comer da maneira que comiam antes! Haja comida, bebida e privada, né?