fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Explorando o mundo dos aracnídeos: Conheça os fascinantes tipos de escorpiões

Os diversos tipos de escorpiões habitam o planeta Terra há aproximadamente 430 milhões de anos, fazem parte de um seleto grupo de invertebrados vivos mais antigos do mundo. Curiosidade e medo em igual medida é o que essas fascinantes criaturas nos despertam. Você sabia que existem mais de duas mil e quinhentas espécies diferentes de escorpião? Infelizmente não conseguiremos falar de todas elas neste artigo, mas o que você acha de conhecermos as principais espécies? Vamos começar pelas mais perigosas? Aproveite a leitura (e arrepie-se!).

Origem das espécies de escorpiões e o que são

Como mencionamos anteriormente, os escorpiões estão na Terra há milhões de anos, surgiram durante o período Siluriano, e estudos apontam que seus ancestrais tenham se originado a partir de um grupo de artrópodes marinhos que evoluíram e se adaptaram à vida na terra. Quando os dinossauros estavam na Terra, eles estavam lá também. E quando os dinossauros foram extintos, estes aracnídeos fascinantes sobreviveram e presenciaram o surgimento do homem. É impressionante, não é mesmo?

Escorpião é um animal artrópode, da classe Arachnida,, ou seja, ao contrário do que muitos acham, escorpiões não são insetos e sim aracnídeos, da mesma classe das aranhas. Estão classificados na ordem Scorpiones e dentro dessa classe, a Scorpiones, existem diversas espécies de escorpiões, famílias e gêneros, mais de 2.500 para sermos mais exatos. Ao longo desses milhões de anos em que vivem no planeta, os escorpiões evoluíram e passaram por inúmeras mudanças até se diversificarem nesta imensa quantidade de espécies que conhecemos atualmente.

Essas múltiplas mudanças evolutivas foram responsáveis pelos escorpiões se diversificarem da maneira que ocorreu, se adaptando aos mais diferentes ambientes espalhados pelo mundo todo, desde florestas tropicais úmidas até áridos desertos.

Agora vamos alguns tipos de escorpiões e começaremos pelo mais perigoso deles: 

Leiurus quinquestriatus

Escorpião palestino amarelo ou escorpião amarelo (Leiurus quinquestriatus)

Apenas para se ter uma ideia do quão perigoso é esse bichinho, o outro nome pelo qual é conhecido é “deathstalker”, em tradução livre seria algo como caçador da morte. Dá um pouquinho de medo, não dá? E um fator que impressiona é o seu tamanho: apesar do grande perigo que representa, ele não é muito grande, mede cerca de 8 a 10 cm de comprimento somente. E talvez o seu tamanho mediano seja um fator que contribua para acidentes entre humanos e esses animais. Por não parecer tão ameaçador quanto um escorpião maior, as pessoas podem subestimar o verdadeiro perigo que correm.

O escorpião palestino amarelo é nativo das regiões do Oriente Médio, gosta de viver sob rochas e no deserto passa o dia em tocas no solo para se proteger do calor. É possível encontrar este escorpião em áreas rurais e urbanas, aumentando em muito a possiblidade de um contato com humanos.

O veneno do escorpião palestino amarelo é composto por uma mistura complexa de substâncias tóxicas, principalmente, neurotoxinas, que atuam no sistema nervoso das vítimas, causando aumento da pressão sanguínea, febre seguida de coma, convulsões e morte. Seu veneno é especialmente letal em crianças, idosos e pessoas com alguma enfermidade.

Androctonus crassicauda – Imagem: BioDiversity4All

Escorpião-negro (Androctonus crassicauda)

Encontrado em várias regiões do Oriente Médio e da África, é conhecido também como escorpião-gordo-de-cauda ou escorpião preto é outra das espécies de escorpiões mais perigosas do mundo.

De tamanho mediano, mede cerca de 10 a 13 cm de comprimento, e de cor marrom escuro a preto, seu veneno, uma combinação de diversas neurotoxinas poderosas, pode afetar o sistema cardiovascular da vítima. Distúrbios respiratórios, taquicardias arritmias cardíacas, dor extrema e sensação de queimação no local da picada são alguns dos sintomas.

Crianças, idoso e pessoas com o sistema imunológico comprometido são as potenciais vítimas deste escorpião. Existem diversos estudos e opiniões diferentes quanto qual o mais mortal entre este e o escorpião palestina amarelo.

Embora prefira habitas áridos, como dunas de areia, deserto rochosos e áreas com solo árido, devido a sua capacidade de adaptação, o Escorpião-negro pode ser encontrado em regiões habitadas por humanos, especialmente se for locais em que haja acesso a abrigo adequado e alimentos.

Androctonus australis – Imagem: Monaco Nature Encyclopedia

Escorpião-do-deserto (Androctonus australis)

Também conhecido como escorpião-amarelo-do-norte-africano, seu habitat inclui áreas áridas e semiáridas, como regiões rochosas e desertos e é nativo do Norte da África. Como gostam de viver em lugares quentes, durante o dia se escondem em suas tocas ou embaixo de rochas para se proteger do calor, e a noite saem em busca de alimentação e acasalamento.

Altamente perigoso, está entre os espécies de escorpiões mais venenosos do mundo, novamente apesar de não parecer tão amedrontador devido ao seu tamanho mediano de 8 a 12 cm de comprimento. Sua potente peçonha possui uma mistura de neurotoxinas que causa distúrbios cardiovasculares, como arritmias e taquicardias e aumento da pressão arterial. O sistema respiratório também pode ser afetado e em casos mais graves a picado do escorpião-do-deserto leva a paralisias, convulsões e insuficiência respiratória. E mais uma vez, as potenciais e principais vítimas humanas são crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido, uma vez que este escorpião é amplamente avistado em regiões habitadas.

tipos de escorpiõesParabuthus transvaalicus

Escorpião negro cuspidor (Parabuthus transvaalicus)

Este interessante aracnídeo é originário da região de Transvaal, na África e é considerado o mais perigoso de toda a África do Sul. São encontrados em regiões áridas e semiáridas, como áreas rochosas, savanas e matagais. Seus esconderijos incluem troncos caídos e rochas, mas por serem altamente adaptáveis, também são avistados em regiões habitadas pelo homem. E nestes locais, costuma se abrigar em pilhas de madeira, jardins, depósitos e galpões, porém e felizmente, não são comuns avistamentos desses animais dentro de residências.  

De tamanho mediano, medem entre 10 e 12 centímetros e apesar disso ainda assim são considerados um dos maiores da África do Sul, possuem hábitos noturnos, permanecendo escondidos durante o dia. 

Um fato muito interessante a respeito deste escorpião é que ele é o único conhecido que, assim como as cobras, é capaz de disparar o seu veneno, justamente por isso, um de seus nomes populares é escorpião negro cuspidor. Depois de disparado, o jato pode alcançar até 1 metro de distância. A toxina deste escorpião não é letal, mas caso atinja os olhos da vítima, pode causar cegueira temporária ou permanente, caso não sejam removidas as toxinas a tempo e de forma adequada.

tipos de escorpiõesCentruroides sculpturatus – Imagem: BugGuide

Escorpião do Arizona (Centruroides sculpturatus)

Este relativamente pequeno escorpião cujo tamanho varia de 6 a 7 centímetros é considerado o escorpião mais perigoso do Estados Unidos. Originário do Arizona e amplamente encontrado por toda a região assim como em partes do México, eles preferem habitar locais áridos, pois são adaptados para viver em temperaturas extremas com baixa umidade. Durante o dia ficam protegidos do sol embaixo de algum tronco escuro de árvores caídas, em fendas no solo ou sob rochas.

Felizmente, essa espécie de escorpião prefere habitats de áreas naturais e ecossistemas áridos e não é nada comum avistá-los em regiões urbanas. Porém, em regiões próximas a desertos habitadas por humanos pode acontecer encontros ocasionais, resultando em acidentes graves, principalmente em depósitos e jardins. 

O veneno desta espécie é uma mistura de potentes toxinas neurotóxicas que podem causas distúrbios cardiovasculares, problemas respiratórios agudos e, em casos mais graves, morte, principalmente em crianças e pessoas sensíveis.

tipos de escorpiõesCentruroides limpidus – Imagem: BioDiversity4All

Escorpião-mexicano (Centruroides limpidus)

Este é um dos tipos de escorpiões mais perigosos do mundo e o que causa mais picadas no México.  Medem entre 6 a 8 centímetros e são encontrados em áreas subtropicais e tropicais do México como florestas, regiões rochosas e até mesmo em áreas urbanizadas , devido a isso, são frequentes os encontros entres eles e seres humanos, o que é potencialmente danoso, pois seu veneno é de alta toxicidade, afetando o sistema respiratório e podendo, em casos graves, causar até mesmo a morte da vítima.

tipos de escorpiõesHottentotta Tamulus – Imagem: Thoughtco.com

Escorpião vermelho indiano (Hottentotta Tamulus)

Como o nome sugere, essa espécie é nativa da Índia e pode ser amplamente encontrada também no Nepal, Sri Lanka e Paquistão. Há alguns estudos que consideram o Escorpião vermelho indiano como o mais letal do mundo, mas as opiniões divergem entre os estudiosos. 

Assim como os outros da lista das espécies de escorpiões mais perigosas do mundo mencionados anteriormente, este espécime também possui hábitos noturnos e se esconde durante o dia. Os locais que ele prefere para viver são habitats tropicais e subtropicais, com clima seco e quente, como savanas, florestas e até mesmo áreas urbanas habitadas por humanos. Não é raro ele ser encontrado em jardins, áreas agrícolas e inclusive dentro das casas. 

Não regiões em que ele vive, a espécie escorpião vermelho indiano se tornou um problema de saúde pública, e o perigo é principalmente para as crianças que costumam andar descalças nas ruas e dentro de casas e acabam pisando no animal. A toxina desta espécie de escorpião pode causar edemar pulmonar e matar a vítima em menos de 24 horas.

Conclusão

Das mais de 2.500 espécies diferentes de escorpiões, hoje conseguimos falar sobre 7 delas. Ainda falta um pouquinho para conhecermos todas pelo visto, não é mesmo?! 😊É importante salientar que os escorpiões não são animais que costumam simplesmente atacar um humano, somente o fazem por se sentirem ameaçados. Para se evitar esses encontros que podem acabar em acidentes graves, as principais precauções aconselháveis, caso você more em local onde seja comum a existência de escorpiões, são: sacudir as roupas e os sapatos antes de vesti-los, manter os jardins da casa sem entulhos onde eles possam se esconder, e caso precise caminhar em áreas agrícolas, evitar andar descalço, use sapatos fechados.
Esperamos que tenha gostado do artigo e continuem nos acompanhando.
Até a próxima!