É possível ter um panda como animal de estimação?
Quem não ama pandas, né? Eles são peludos, adoráveis e muito fofinhos. Mas você sabia que a grama do vizinho nem sempre é tão verde quanto parece, não é mesmo? Muitas pessoas mantêm estes animais como pet, mas o feedback sempre foi negativo.
Para começar, você não deve e não pode mais tê-los como animais de estimação porque eles estão ameaçados de extinção, restando apenas 2.000 pandas no mundo. Lamentável, né? E tem mais, por serem animais selvagens, eles também podem ser bastante agressivos às vezes e não facilitar nenhum pouco a sua vida. Neste artigo, iremos lhe mostrar tudo o que você precisa saber. Então, já vai se preparando para tirar da sua cabeça a ideia de ter pandas como pet, com certeza, essas informações farão você abrir os olhos.
Embora os pandas pareçam adoráveis, eles não são seres fáceis. Geralmente, esses animais gostam do seu tempo para cuidar de si e adoram comer bambu e, apesar de serem fofinhos, eles não são animais sociáveis, então não curtem a ideia de serem acariciados. Porém, uma das principais razões pelas quais você não pode tê-los é que essas espécies estão sendo ameaçadas dia após dia. O Panda-gigante está quase extinto! Além disso, houve vários incidentes em que eles tentaram atacar humanos e, por possuírem garras e presas afiadas, eles podem deixar você bem machucado. No zoológico, se você chegar muito perto deles, arranhões e mordidas podem acontecer com mais frequência, então cuidado.
Quanto custam?
Além dos hábitos de morder, os pandas também são bastante caros. Como os chineses os tem, eles precisam alugá-los do governo chinês. Então, se o zoológico recebe um panda por dez anos, eles precisam pagar quase 10 milhões de dólares pelo mesmo, sendo esta a razão de você não conseguir vê-los em todos os lugares, embora sejam muito famosos. Mas isso não é tudo. Você sabia que também existem vários custos operacionais envolvidos no cuidado dos pandas? Geralmente, eles só comem bambu. Por isso o Jardim Zoológico de Edimburgo que abriga um panda gasta quase 88.000 dólares em bambus todos os anos, tudo isso, para deixá-lo feliz. Então, se puder gastar uma fortuna, você até pode ter um Panda. Porém, mesmo que convença o governo chinês de ter esse animal, as chances de você ter dificuldades em manter a sua fortuna serão grandes, pois os custos com os pandas são bem altos.
E quanto aos pandas-vermelhos?
Os pandas-vermelhos são menores que os pretos e brancos, e por esta razão se assemelham a guaxinins com mais frequência do que qualquer outro animal. Como a convenção de Washington os protege, você também não pode alugá-los, além de que, até eles são uma espécie em extinção. Este é o motivo de o mundo ter apenas 5.000 pandas-vermelhos restantes.
Existem países onde você pode tê-los?
Não! Não existe nenhum país onde seja legalmente autorizado ter um panda como pet. Se você for encontrado com um, é bem provável que seja responsável perante a lei do seu país. Além disso, o governo chinês não autoriza a venda ou compra de pandas em nenhum lugar do mundo.
Jackie Chan possui dois deles
Se você é Jackie Chan ou tem dinheiro suficiente para ser um, pode sonhar em conseguir um panda. Também, se você puder criar uma maior conscientização sobre eles, o Centro de Pesquisa de Chengdu poderá permitir que você os tenha. Agora, vamos dar uma olhadinha como Jackie Chan conseguiu tê-los e se tudo está indo bem para ele.
Primeiramente, Jackie Chan adotou dois pandas e os comprou por quase 150.000 dólares. Ele também se tornou o Embaixador do Chengdu Panda nos últimos anos, sendo que o Conselho Local de Turismo fez isso. Como Jackie tem várias pessoas para cuidar dos pandas, ele está se dando bem com eles. Ah, até que é legal, mas vamos deixar essa tarefa para o mestre Jackie Chan, né?
Eles são enormes e podem ser perigosos
Outra razão pela qual os pandas não podem ser tidos como animais de estimação é por serem muito perigosos. Embora muitas pessoas achem esses animais fofinhos, a realidade é outra. Eles são pesados o suficiente para se manter confortavelmente em uma casa, e também precisam de uma casa para eles feita de cercas de bambu, porque é onde preferem viver. Além disso, você precisa ter certeza de que eles não vão acabar lhe mordendo, porque quando ficam agressivos, a coisa pode ficar feia.
Como os pandas pertencem à família dos ursos, é óbvio que mantê-los não é uma tarefa fácil, e por isso é seguro abandonar a ideia de tê-los como animais de estimação. Em vez disso, adote um adorável gatinho ou um cachorro fofinho que seja confortável, mais fácil de manter e que, de certa forma, facilite sua vida. Por que continuar esperando, né? Vá atrás de um amiguinho de quatro patas ainda hoje, com certeza tem um bichinho ansioso para encher você de lambeijos!