fbpx
Animais MarinhosRecentesTop Artigos

Fatos interessantes para aprender sobre o peixe-borboleta

O peixinho “Chelmon Rostratus”, conhecido como borboleta-bicuda, pertence a uma família de todos os distintos animais aquáticos tropicais encontrados dentro e ao redor dos recifes de coral. Tendo o nome de uma bela e distinta criatura – borboleta – esta espécie de peixe é fascinante e perceptível de se ver. Este peixe de aquário é extremamente conhecido por sua aparência vibrante e personalidade obediente.

Continue com a gente que iremos te mostrar muito mais!

Algumas características interessantes e curiosidades sobre os peixes-borboleta

O borboleta-bicuda é realmente incrível e um deleite para os olhos. Juntamente com sua aparência, sua natureza, comportamento e estilo de vida distintos também os diferenciam das outras espécies de peixes. Portanto, se você quiser conhecer detalhadamente esse tipo de peixe, leia este artigo até o final. Nós elaboramos uma lista de tudo que você deve saber sobre este nadador, não deixamos nada para trás. Então, o que você está esperando? Continue com a leitura e surpreenda-se.

1 – Esse peixe se assemelha demais com as asas de uma borboleta e é conhecido por ter um corpo redondo, mas plano, uma barbatana pélvica e outras salientes nas costas. Além disso, é conhecido por ter barbatanas dorsais com espinhos afiados para se defender de predadores. Este tipo de peixe também tem pequenas fileiras de dentes semelhantes a cerdas e alguns tipos de peixe-borboleta possuem mandíbulas longas e muco para pegar suas presas.

2 – A grande variedade de peixes-borboleta não tem mais do que 30 cm de comprimento. Suas cores mais comuns incluem laranja, azul, amarelo e branco, juntamente com linhas contrastantes escuras e manchas enormes nas costas.

3 – É mais comum encontrar esses peixes dentro e ao redor de recifes de coral do mundo todo. A maioria de suas espécies está adaptada para viver nos corais, mas algumas delas também habitam as lagoas, leitos de ervas marinhas e lodaçais. O maior número dessas espécies é encontrado no território do Pacífico entre Taiwan e Austrália. Embora existam apenas 13 espécies que habitam o oceano Atlântico, cerca de quatro espécies podem ser encontradas na região oriental do Pacífico. Eles geralmente preferem águas rasas e quentes, com menos de 20 metros de profundidade, localizadas perto de estuários e margens. Embora este seja o caso de quase todas as espécies, algumas delas podem viver em águas de até 200 metros de profundidade.

peixe-borboleta

4 – Uma vez que promovem a alimentação na camada inferior do mar, desenvolveram todos os tipos de formatos e tamanhos de mandíbulas para se alimentar. Seus tipos favoritos de alimentos incluem vermes, esponjas, algas, plâncton e pólipos de coral.

peixe-borboleta

5 – Este tipo de peixe geralmente é vítima de enguias, tubarões, pargos e outros peixes grandes. Eles geralmente tendem a se esconder dentro de pequenas fendas ao redor dos recifes de coral, se for o caso de ataque. Para se proteger do perigo e lidar com ameaças, eles evoluíram para desenvolver toxinas, armaduras e espinhos.

peixe-borboleta

6 – Uma das características especiais do peixe-borboleta é mudar de cor sozinho durante a noite e o dia. O brilho de suas cores diminui durante as noites para se misturar com as cores do recife de coral. Seus corpos ficam mais brilhantes quando os peixes se sentem afastados, provocados ou irritados. Eles são ativos durante o dia enquanto passam as noites escondidos em fendas para se protegerem de predadores.

peixe-borboleta

7 – Embora sejam super territoriais, geralmente viajam em pares ou em grupo enquanto caçam comida ou se protegem contra predadores. Eles dependem inteiramente de sua visão para procurar suas presas e também estão envolvidos na comunicação com outros do mesmo tipo.

Espécies do peixe-borboleta que você deve conhecer

Existem cerca de 115 espécies deste tipo de peixe no total, sendo cada uma dona de uma aparência mais distinta do que a outra. Existem 12 gêneros presentes, cada um de Chaetodon compreendendo 90 espécies individualmente.

Peixe-borboleta-bicuda
Borboleta-bicuda / Imagem: planetaaquarios.com.br

1 – Borboleta-bicuda

Encontrada nos oceanos Pacífico e Índico, esta espécie de peixe é famosa por suas longas e robustas listras alternadas de laranja ou branco que decoram seu corpo.

Peixe-borboleta-de-quatro-olhos / Imagem: biodiversity4all.org

2 – Peixe-borboleta-de-quatro-olhos

Esta espécie de peixe é encontrada principalmente no Oceano Atlântico, de Massachusetts à América do Sul. Tem um corpo de cor branco e azul, podendo apresentar listras de cor escura destacadas a partir do meio do corpo.

Concluindo

Os peixes-borboleta são uma das espécies raras de animais aquáticos encontrados em todo o globo. Devido à sua linda e admirável aparência e uma personalidade dócil, eles certamente se sairão bem como animais de estimação para você. Então, sem perder mais tempo, leia mais sobre eles com atenção, assista vídeos contendo informações relevantes e se for da sua vontade, faça tudo certinho para ter um também. Há muitas outras coisas fascinantes para você aprender sobre os peixes-borboleta. Não há como se decepcionar!