fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

6 Animais que atualmente estão evoluindo rápido demais

Quando ouvimos falar em evolução, pensamos no passado, não é mesmo? Pois é, isso porque o homem tem o hábito de associar o seu desenvolvimento à história do mundo. A verdade é uma evolução no passado, presente e futuro e nunca deixa de ocorrer ou permanecer em continuidade. Da mesma forma, muitos animais neste planeta nunca pararam de evoluir. Isso indica que eles ainda estão crescendo, e muitos continuam a fazê-lo por algumas décadas. Então, que animais são esses? Como eles ficam quando evoluem? Que mudanças sofreram até agora? Se você está procurando a resposta para todas essas perguntas, este é o lugar certo!

Aqui estão seis animais fascinantes que estão evoluindo rapidamente nos dias de hoje. Vamos dar uma olhadinha?

Imagem: https://www.sciencenews.org/

1 – As corujas estão mudando sua cor

A coruja-do-mato na Finlândia é encontrada nas cores marrom e cinza claro, porém, devido às mudanças climáticas, sua cor está mudando lentamente. Apesar do frio, os invernos são uma bênção para essas corujas, pois se escondem nas montanhas cobertas de neve com seu corpo cinza, e os predadores não podem atacá-las. No entanto, como os invernos estão se tornando amenos agora, e a neve está desaparecendo, assim também as corujas-do-mato. Embora elas ainda estejam por lá, a pressão climática as obriga a fazer mudanças vívidas de vez em quando a fim de sobreviver.

2 – Os peixes estão migrando mais cedo

O salmão-rosado também está apresentando várias mudanças comportamentais, pois estão migrando mais cedo. À medida que a temperatura da água aumenta, os peixes estão deixando as águas originais para desovar duas semanas antes. Isso era mais comum neles há cerca de 40 anos, porém, fontes dizem que isso também é uma mudança comportamental em muitos níveis genéticos. Assim, podemos ver que os peixes estão se esforçando para facilitar suas vidas e vencer os problemas das mudanças climáticas. Como tal, eles estão tentando se adaptar às condições e fazer algumas mudanças para o seu bem.

3 – Ratos imunes a veneno

Se você não curte muito ratos, aqui estão algumas notícias para aumentar seu pavor. Pesquisas recentes começaram a mostrar que os ratos podem ter o potencial de transportar veneno que vem na forma de varfarina. Primeiro, esses camundongos foram descobertos na Alemanha, e essa mutação genética parece estar paralisando muitos membros da família. Embora esse tipo de camundongo híbrido possa não ser capaz de se reproduzir, ele pode fazê-lo em raras ocasiões. Sendo assim, há chances de ele se espalhar e causar infestações.

4 – Percevejos que têm super força

Constantemente subestimamos o poder dos percevejos. Achamos que criar algumas estratégias interessantes para evitá-los poderia nos salvar de prejudicar nossa pele à noite. Mal sabíamos que esse tiro sairia pela culatra. Agora, devido ao uso indiscriminado e crescente de pesticidas e agrotóxicos, os percevejos têm cascas mais grossas e células nervosas de aço, fazendo com que tenham o poder de resistir a muitos tipos de produtos químicos por um período mais longo. É por isso que as últimas pesquisas indicam que os percevejos estão 250 vezes mais resistentes aos pesticidas. Não é à toa que as pessoas começaram a ter medo da ideia de ter percevejos no seu colchão.

Imagem: https://www.fws.gov/

5 – Os camarões perderam os olhos

Já sabemos que muitos animais marinhos vivem nas profundezas, e acabam sendo sensíveis à luz. Como não há iluminação nas águas tão profundas, eles dificilmente podem aproveitar ao máximo a visão para ver as coisas. Por este motivo, eles recentemente ficaram cegos e confiam inteiramente em suas habilidades de navegação para caçar e comer, além de também contar com suas habilidades sensoriais para esta mesma finalidade. Quando comparados com seus parentes terrestres, descobriu-se que esses camarões estão perdendo o cérebro agora. No entanto, seu potencial para tocar e cheirar as coisas está melhorando a cada dia. Um estudo recente também mostra que este é o resultado de quase 200 milhões de anos que o cérebro do camarão passou por essa mudança. Sem dúvida, é um processo gradual.

Imagem: https://www.livescience.com/

6 – Lagartos e seus pés mega pegajosos

Se você já viajou para Flórida, sem dúvida pode ter encontrado lagartos verdes nativos vivendo nos galhos de várias árvores e troncos por lá. Porém, recentemente eles tiveram que se mudar porque seus parentes amarronzados começaram a ocupar seu espaço original e, como resultado, os recursos se tornaram limitados e a concorrência também aumentou. Por esta razão, os corpos do lagarto verde foram forçados a se adaptar a muitas mudanças ambientais para sobreviver, seus membros agora se tornaram mais finos e suaves. No entanto, fontes recentes sugerem que é um choque que essas criaturas tenham sido capazes de mudar tão rapidamente.

“O grau e a rapidez com que evoluíram foram surpreendentes”, disse Yoel Stuart, da Universidade do Texas em Austin e principal autor do estudo. “Se a altura humana estivesse evoluindo tão rapidamente quanto os dedos desses lagartos, a altura de um homem americano médio melhoraria de cerca de 1,79 m atualmente para cerca de 1,95 em quase 20 gerações”.

Impressionante como os animais conseguem se adaptar a fim de sobreviver, né? Qual deles deixou você boquiaberto?