fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

14 fatos surpreendentes que você não sabia sobre os geladas

Existe algo como macacos falantes? Parece que sim. Eles são os primatas geladas, um grupo de macacos etíopes que mostraram usar uma linguagem com impressionantes semelhanças a dos humanos. Eles não apenas produzem um som labial semelhante a um beijo com o estalar de seus lábios, mas também se comunicam com um ritmo e tom “oscilante” que se assemelham ao nosso. Vamos descobrir quais são as características desses macacos inteligentes. 

1 – Os geladas são uma espécie de primata semelhante aos babuínos e vivem somente nas montanhas remotas da Etiópia. O gelada é o último membro do gênero Theropithecus, ao qual os babuínos gigantes pertenciam. Eles são totalmente terrestres e se alimentam de gramíneas e raízes dos campos. Esse comportamento, bem diferente do de outros macacos arbóreos, não é o único que se assemelha aos humanos primitivos. 

2 – Essa espécie sobrevive nos campos mais altos da Etiópia, e é conhecida como macaco-de-coração-em-sangue, devido à coloração única em seu peito.

3 – Os geladas são primatas de porte médio com uma pelagem marrom que podem pesar até 30 quilos, embora normalmente pesam entre 10 e 20 quilos. Ambos, machos e fêmeas, têm o peito avermelhado, que parece ter um formato de coração. 

4 – Eles passam a maioria do tempo procurando e comendo folhas e gramíneas, resultando em um desenvolvimento superior do polegar opositor. Embora pratiquem o alisamento, isso é apoiado por vocalizações em forma de murmúrios. 

5 – Ao contrário da maioria dos primatas, o gelada é exclusivamente terrestre. Esse primata diurno vive em sociedades onde um macho líder tem um grupo de fêmeas e mais alguns machos, conhecidos como seguidores.  No entanto, esses grupos centrais geralmente são apoiados por grupos de 300 indivíduos.

6 – Esses animais têm uma relação bem especial com o lobo-etíope. A espécie está ameaçada de extinção e os geladas os ajudam a caçar, o que aumenta seu sucesso e isso ocorre porque a presa desses animais carnívoros são roedores. O gelada parece não ganhar nenhuma vantagem nessa relação, indicando assim altruísmo ou uma simples indiferença. Que “parceria”, né?

7 – Deve-se notar que duas subespécies desta espécie foram descritas, o ‘gelada gelada’ e o ‘gelada obscurus’, cuja pelagem é mais escura. Essa espécie de primata africano apresenta uma grande diferenciação sexual: os machos têm um volume maior de pelos, principalmente nos ombros, cabeça e bochechas. Suas pálpebras pálidas e seus caninos gigantes tornam assustadores e ameaçadores os gestos desses animais. 

8 – Eles possuem uma cauda não preênsil, presente apenas em primatas americanos como o macaco-prego.

9 – A espécie tem uma expectativa de vida de 14 anos, um ciclo reprodutivo de pouco mais de um mês e uma gestação de seis meses. 

10 – O ritmo do seu balbucio corresponde como na fala, ao abrir e fechar a boca. O padrão de som produzido é, deste modo, estruturalmente semelhante ao da fala humana. Segundo Bergman, esse comportamento tem a mesma função da fala nas interações humanas mais básicas. Os geladas podem modular os sons com seus lábios para enfatizar certos sons sobre outros. As vocalizações fazem deles os únicos primatas não humanos que podem modular o volume e o tom de sua voz de forma rápida e adaptável, como os humanos. Eles fazem isso por estalar seus lábios.

11 – Sua maior ameaça é a mudança climática. O seu habitat, situado nas alturas, mantém temperaturas adequadas para a espécie e seu alimento, e com o aumento das temperaturas, significa que os geladas precisam subir a posição de seu habitat ano após ano. O problema é que eles não conseguem subir mais alto e, sendo assim, seu habitat está reduzindo ainda mais. Isso faz do gelada um verdadeiro refugiado do clima. 

12 – Eles vivem somente nos campos de altas montanhas, entre 1.400 e 4.400 metros acima do nível do mar.

13 – Os geladas são uma espécie característica das montanhas da Etiópia, diferenciados de várias maneiras, daqueles outros primatas cujo nome pode soar mais familiar para você. E isso não tem só a ver com a vistosa mancha vermelha que adorna seu peito, o que é único entre outros primatas e deu origem ao apelido de “macaco-de-coração-em-sangue”. Nas fêmeas, essa região muda de cor e suas bordas se enchem de fluido, indicando que elas estão prontas para acasalar. Nos machos dominantes, a cor tende a se tornar ainda mais carmesim.

14 – Seus dentes são compostos por incisivos menores e maiores do que os molares normais. Seus polegares são mais compridos e mais fortes do que o normal, enquanto seus dedos indicadores são significantemente menores, o que torna os geladas uma espécie única. Na realidade, eles nem compartilham a ascendência familiar com os babuínos, mas são os últimos da linhagem dos Theropithecus. 

Eles são os únicos macacos do planeta que se alimentam inteiramente de plantas. Embora os babuínos sejam capazes de caçar antílopes, a maioria dos primatas, geralmente incluem em sua dieta, pelo menos vários tipos de insetos e também pequenos animais invertebrados como lagartos ou aranhas, tornando-se assim espécies eminentemente onívoras. Por não ingerir nada de origem não vegetal, os geladas consomem menos energia do que os outros macacos, o que influenciou o fato de seu cérebro não ter desenvolvido um tamanho grande.

E aí, curtiu saber mais sobre esse animal fascinante?