fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Tudo o que você precisa saber sobre os morcegos-vampiros

Muitas pessoas associam os morcegos-vampiros com o famoso Drácula. Mas será que a semelhança é válida? Claro que a aparência até leva você a acreditar nisso, mas é preciso entender que os morcegos-vampiros não são de fato tão maus assim. Para ser mais exato, existem três tipos deles, o morcego-vampiro-comum, o morcego-vampiro-de-asas-brancas e o morcego-vampiro-de-perna-peluda, e todos eles você pode encontrar nas florestas tropicais americanas. Embora pareçam assustadores, dificilmente irão morder você, isso porque eles nem curtem sangue humano. Mas sim, eles se alimentam com sangue! Quer saber mais sobre bichinhos espertos? Então continue com a gente!

1 – Nem todo morcego é um morcego-vampiro

Existem cerca de 1.300 espécies de morcegos-vampiros, das quais os três mencionados acima são os mais conhecidos. Todos eles vivem na América Central e é bem provável que sejam ótimos em consumir sangue. Esses morcegos também são conhecidos por terem uma dieta rica em proteínas, o que os faz voar bastante por aí à procura de comida.

2 – Seu nome veio após os vampiros

Todos nós concordamos que o nome “morcegos-vampiros” é bem interessante, né? Mas você sabia que eles receberam esses nomes depois dos vampiros e não o contrário? Sim, mitologias vampíricas existem há muito tempo e sua cultura também é bastante conhecida em todo o mundo. A primeira vez que os morcegos-vampiros viraram assunto foi em 1810, sendo documentados por decisão de Darwin em 1839. Mas foi apenas em 1897 que esses morcegos começaram a ser totalmente associados aos vampiros.

3 – Os humanos não são sua refeição favorita

Surpreendentemente, esses animais podem se alimentar facilmente de qualquer outro bicho. Isso torna sua dieta muito distinta e variada, pois podem se deliciar com crocodilos, porcos-espinhos, cobras e muito mais. Até leões-marinhos e pinguins fazem parte do seu cardápio. Os morcegos-vampiros-de-perna-peluda geralmente gostam de caçar pássaros, principalmente aquelas galinhas que estão tirando uma soneca.

Por outro lado, os morcegos-vampiros-comuns se alimentam de porcos, cavalos e até vacas. Então, assim que tiverem uma chance, eles podem até tentar atacar um humano, mas para ser honesto, isso é muito raro. Como esses morcegos bebem apenas cerca de uma colher de sopa de sangue humano, é evidente que somos muito capazes de sobreviver ao ataque sem nenhum problema. Mas, se acontecer de você sofrer um ataque, é imprescindível obter uma injeção de raiva, isso garante a segurança da sua saúde ao longo de sua aventura.

4 – Eles não chupam sangue

Muitas vezes se referem aos morcegos-vampiros como criaturas que sugam o sangue, mas isso não é exatamente verdade. Geralmente, esses bichinhos fofos tentam criar uma pequena incisão perto de uma artéria. Eles farão isso com seus dentinhos afiados, permitindo que o sangue escorra do corpo. Os morcegos farão isso até que o sangue caia e forme uma poça e, em seguida, irão se alimentar com esse líquido vermelho singular.

5 – Seus cuspes ajudam no fluxo sanguíneo

A saliva dos morcegos-vampiros funciona como mágica devido às suas propriedades anticoagulantes, mais conhecidas como draculina, sendo seu melhor uso em pacientes com AVC. Isso ajuda a combater a coagulação do sangue da presa e também pode impedir que a ferida seque facilmente. Em outros bichos que sugam sangue, como sanguessugas e mosquitos, você poderá observar a mesma coisa.

Imagem: https://www.researchgate.net/

6 – Eles também herdam habilidades especiais

Como os morcegos-vampiros são bastante rigorosos quanto à caça por sua comida, eles vem desenvolvendo muitas habilidades únicas que tornam isso possível num piscar de olhos. Esses animais têm uma percepção infravermelha em seus narizes que os permite procurar vasos sanguíneos perto da superfície da pele do hospedeiro. Além disso, eles despertaram seu potencial para correr ao longo dos anos. O morcego-vampiro-comum também tem o potencial de se mover junto com seus polegares, pernas e pulsos a mais de um metro por segundo. Essa habilidade é muito útil e pode ajudá-los de forma notável com uma variedade de fatores.

7 – Esses animais apresentam relacionamentos sociais complexos

Os morcegos-vampiros também apresentam relações sociais complexas se você os observar de perto, mas é bem mais provável ver esse tipo de comportamento em golfinhos, primatas e até humanos. Eles são ótimos em compartilhar comida com outros companheiros em necessidade e também levam a sério seus hábitos alimentares. Mesmo que consigam duas refeições consecutivas, eles ficarão com muita fome, por conta disso precisam se alimentar pontualmente a fim de se manterem saudáveis. Este já não é o caso dos outros morcegos que você vê por aí, certo?

Concluindo

Como visto nesta leitura, é óbvio que esses morcegos podem ser fascinantes, né? Então, se você curtiu a leitura e deseja ter mais informações sobre esses animais fantásticos, faça suas pesquisas e continue se surpreendendo. Você não vai se arrepender, hein!