fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Quais as diferenças entre coelho e lebre?

Quando crianças, quase sempre achávamos que os coelhos e as lebres eram iguais. O engraçado é que, embora sejam parecidos, há diferenças marcantes para identificá-los que sempre passaram despercebidas. Pelo contrário, a maioria das pessoas sempre pensou que os coelhinhos (“bunny” em inglês) e os coelhos (rabbits) eram animais diferentes. A realidade é que ambos os nomes são usados para se referir ao mesmo animal. Se você acha que toda a sua infância foi uma mentira, podemos imaginar o que você está sentindo agora. Deixe-nos mostrar algumas diferenças entre coelho e lebre que irão te deixar de queixo caído por muito tempo.

A diferença entre um coelho (rabbit) e um coelhinho (bunny)

Como na língua inglesa existem duas palavras para identificar o coelho comum, vamos começar por elas, “rabbit” (coelho) e “bunny” (coelhinho). Muitas pessoas costumam pensar que os dois são animais diferentes, mas, como discutimos acima, são simplesmente dois nomes para se referir ao mesmo animal, o coelho. Os coelhos são animais muito fofinhos e são chamados assim para descrever diferentes espécies de animais relacionados entre si.

Coelho europeu

O coelho-europeu e o coelho-doméstico são os tipos mais comuns onde o termo “rabbit” (coelho) é usado para se referir a eles. Por outro lado, “bunny” (coelhinho) é uma palavra coloquial que as pessoas geralmente usam para descrever a fofura dos coelhos. Portanto, o termo “bunny” (coelhinho) é usado principalmente para os coelhinhos novinhos com uma aparência adorável ou para os mini coelhos.

Por exemplo, na língua inglesa o cachorro (dog) é chamado de “puppy” (cachorrinho) para se referir à sua fofura de filhotinho, no entanto, isso não significa que eles sejam animais diferentes. Sendo assim, a diferença entre “bunny” (coelhinho) e “rabbit” (coelho) é exatamente a mesma.

Diferenças entre coelho e lebre

Se você deixar um coelho e uma lebre na mesma sala, será cada vez mais difícil distingui-los. Ambos são tão parecidos por conta das suas orelhas longas, pernas traseiras fortes e lábio superior dividido. No entanto, existem várias diferenças aparentes que podem ser mais fáceis de identificar quem é o que.

Coelho (esquerda) e lebre (direita)

1 – Aparência física

Uma das diferenças entre coelho e lebre é que as lebres são mais notáveis do que os coelhos, com suas pernas traseiras mais longas e orelhas com manchas pretas. Você pode até observar que a cor do pelo do coelho permanece a mesma durante todo o ano, enquanto a cor do pelo das lebres continua mudando, alternando entre marrom e cinza de acordo com as estações. Dizem também que as lebres têm habilidades únicas, como a dos seus crânios, por exemplo, que os ajudam a absorver o impacto do solo enquanto elas correm para lá e pra cá.

2 – Habitat

O habitat é outra das várias diferenças entre coelho e lebre. As lebres são moradoras da superfície e encontram conforto ao se abrigar em buracos rasos e arbustos acima do solo. Os coelhos são criaturinhas totalmente diferentes. Eles adoram fazer muitas escavações e encontrar tranquilidade sob a superfície da terra. Vivendo nessas tocas em regiões áridas, eles criam redes de túneis subterrâneos, fazendo com que isso os ajude a se sentirem mais protegidos e os protege das lebres também. No entanto, os coelhos silvestres são as únicas espécies diferentes de coelhos, que adoram sobreviver acima do solo.

3 – Dieta

Embora os coelhos e as lebres tenham dietas semelhantes, você também pode notar muitas diferenças. As lebres gostam de comer vegetais mais duros como raízes, ramos e até brotos em muitos casos. No entanto, os coelhos adoram saborear gramíneas com folhas macias, arbustos e, em muitos casos, até cenouras. Essas fofuras amam vegetais comestíveis! Porém, suas dietas podem se tornar parecidas durante os momentos em que a abundância de alimentos diminui. Durante essas épocas, ambos preferem uma vegetação mais leve, pois a situação não permite o contrário.

4 – Reprodução

As lebres têm filhotes que geralmente nascem com os olhos abertos, com pelos e não precisam de muitos cuidados dos pais, assim, esses bebês aprendem a se defender sozinhos em meio à natureza em pouco tempo.  Elas também têm um período de gestação maior. No entanto, os filhotes dos coelhos nascem peladinhos, e no início, eles são até cegos e indefesos, e com isso esses bebês precisam de muito cuidado dos pais, sendo o oposto das lebres. É por isso que os bebês coelhos gostam de se proteger nas tocas por um tempo. Os coelhos têm naturalmente um período de gestação mais curto, cerca de trinta e um dias no total.

5 – Vida em grupo

As lebres amam sua solidão. Elas vivem acima do solo e gostam de se defender sozinhas e, sendo assim, essas criaturas independentes não gostam muito de socializar. No entanto, os coelhos vivem em grandes grupos. Vivendo em pequenas sociedades subterrâneas, eles dependem da cooperação uns dos outros. O fato engraçado é que existe uma hierarquia entre os coelhos que eventualmente os leva até a coelheira. Eles também são criaturas super territorialistas, então qualquer coelho que tentar invadir o local pode ser atacado de uma maneira bem terrível.

diferenças entre coelho e lebre
Coelho (esquerda) e lebre (direita)

Concluindo 

Não há dúvida de que ambos, lebres e coelhos são criaturas muito semelhantes. Ambos são herbívoros, parecidos e também vivem estilos de vida próximos. No entanto, são essas diferenças que os tornam únicos e distintos uns dos outros.

Então, da próxima vez que eles pedirem para você escolher entre um coelhinho da Páscoa ou uma lebre da Páscoa, você não terá que pensar duas vezes!