fbpx
Animais MarinhosRecentesTop Artigos

Peixe-anjo: Curiosidades e fatos interessantes

Você não acha que os peixes com sua coloração brilhante deixam a vida marinha mais linda? Deve estar se perguntando como eles tornam os seus habitats tão incrivelmente belos, na verdade são tantos deles que fazem valer a pena observar aquela imensidão azul que eles chamam de lar. Esta espécie de peixe-anjo é um destes belos peixes que torna a vida marinha fascinante. Ele pertence à família Pomacantidae, possui o nome binomial de Centropyge Loricula e é uma espécie do filo Chordata da classe Actinopterygii.

Características físicas

A coloração deste peixe-anjo é de um vermelho alaranjado brilhante com faixas verticais pretas, de 4 a 5 delas, nas laterais do corpo. A parte posterior das barbatanas dorsal e anal são curtas de uma cor azul púrpura com faixas pretas. O seu corpo é achatado e comprimido lateralmente com barbatanas arredondadas. Alguns dos espécimes têm até faixas pretas nas barbatanas dorsal e anal. A barbatana caudal e as barbatanas peitorais são de uma cor laranja translúcida. Seu tamanho é pequeno e em casos muito raros excede o comprimento de 10 cm.

Habitat

Eles são encontrados nas áreas tropicais do Oceano Pacífico, seu habitat preferido são recifes de corais pedregosos e lagoas claras encontradas com uma profundidade de 4 a 24 metros. Raramente este peixinho é encontrado buscando um esconderijo para si. Além disso, esta espécie foi descoberta pela primeira vez nas Ilhas da Sociedade, que é um arquipélago dentro da Polinésia Francesa, no centro sul do Oceano Pacífico. Eles são nativos da grande área do sistema do rio Amazonas e seu habitat natural é em águas calmas e lentas. Na natureza, eles se abrigam em áreas pouco iluminadas sob a vegetação pendente.

Dieta

O Peixe-anjo Centropyge Loriculus é um onívoro que se alimenta tanto de plantas quanto de animais, porém um crescimento adequado requer abundância de rochas vivas e algas.  Estes peixes possuem uma dieta muito cativa e são considerados seguros para os recifes. Seu cardápio consiste especialmente de alimentos carnudos, como pedaços de “mysis”, camarão, artêmia, além disso, sua dieta também inclui Spirulina, algas marinhas e camarão congelado para um melhor crescimento. Também faz parte de sua dieta regular, passarem por certos tipos de algas e comerem pequenos animais que vivem dentre elas.

Comportamento e temperamento

Estes nadadores são felizes em pares e grupos pequenos e se um grupo tem um único macho, raramente são agressivos, porém, os machos tendem a brigar e serem agressivos uns com os outros. Algumas espécies semi-agressivas que podem acasalar com o peixe- anjo Centropyge Loriculus são Peixe-palhaço, Acará-bandeira e Anthias. Este peixe de beleza alaranjada tem uma tendência de chamar a atenção de os outros peixes-anjos, exibindo territorialidade. O peixe-anjo Centropyge Loriculus é um animal sociável semi-agressivo. Ah, eles podem ser tímidos quando introduzidos em um novo ambiente, mas acabam se acostumando e habituando-se com o tempo.

Foto: Andreas März – Darmstadt, Germany

Reprodução

Conhecido por procriar em cativeiro, este peixe-anjo também é “harêmico” na natureza. Eles são mantidos em pares ou em um aquário extra grande e tendem a fazer a desova no final do dia, liberando gametas pelágicos na coluna de água. Eles são ovíparos assim como o peixe cirurgião-amarelo. Por volta do anoitecer, a fêmea e o macho tendem a fazer uma “dança” nadando na superfície da água e  assim é liberado os óvulos e espermatozóides. Dentro de 24 horas, os ovos são fertilizados para eclodir como larvas pelágicas e eventualmente se desenvolvem como alevinos planctônicos. A coleta de ovos e a criação das larvas é um dos maiores desafios. Reproduzir não é o problema já que estes peixinhos liberam seus óvulos e espermatozóides simultaneamente.

Curiosidades sobre o peixe-anjo Centropyge Loriculus

Esta é uma das espécies de peixe-anjo que mais chamam a atenção, sendo uma adição chamativa aos aquários e à vida marinha, com uma coloração ousada que os diferencia da multidão de outras espécies de peixes. O tamanho do macho raramente é maior do que o feminino e sua expectativa de vida é de 5 a 7 anos. Eles são hermafroditas, ou seja, nascem fêmeas e podem se tornar machos, além de se adaptarem à vida no aquário. Além de serem seguros para os recifes, estes lindos peixes são nadadores ousados e sua natureza semi-agressiva e enérgica os torna socialmente aceitáveis entre outras espécies.

Concluindo

Sua coloração corporal ousada e brilhante o torna único. Suas características exóticas e diferenciadas levam os admiradores da vida marinha à loucura com sua beleza cativante, fotográfica e artística. O peixe-anjo Centropyge Loriculus também é propenso a parasitas da pele como o ictio de água salgada. Além de serem extremamente maravilhosos de se ver e adquirirem tons de cores bonitas e hipnotizantes, eles são criaturinhas delicadas e frágeis. Se você também é um amante da vida marinha, não deixe de pesquisar e saber mais sobre este peixe fascinante!