fbpx
Cães & GatosRecentesTop Artigos

Os cães podem detectar problemas de saúde em seus tutores?

Todo esse tempo, consideramos os cães como criaturas fofinhas de quatro patas que são os melhores animais de estimação para se ter em casa. Mas e se lhe disséssemos que eles podem fazer muito mais do que só abanar o rabo e farejar?

Estudos recentes mostraram que os cães podem detectar problemas de saúde em seus tutores, à medida que captam o seu odor, podendo farejar qualquer distúrbio que possa tornar esse odor complexo para eles.

Claro, há muito mais que prova que eles são capazes dessa qualidade. Naturalmente, essa pesquisa levou muitos tutores a confiar em seus cães mais do que nunca para detectar seus possíveis problemas de saúde.

Vamos dar uma olhadinha em como eles provaram detectar tais distúrbios em seus pais humanos ao longo dos anos e como os resultados têm sido úteis para nós até agora!

Seu cãozinho pode salvar sua vida

Inicialmente, a capacidade dos cães de detectar tais problemas em seus tutores foi debatida, porém quando a confusão aumentou, os pesquisadores decidiram realizar experimentos para provar a questão.

Vários experimentos foram realizados onde cães foram treinados para detectar problemas de saúde em humanos com vários distúrbios físicos e mentais. Os resultados foram surpreendentes e levaram as pessoas a acreditar neles com mais precisão. Mas a questão é: como fazem isso? Eles têm algum poder especial? Não, claro que não.

Os cães possuem um olfato que lhes permite farejar as condições de saúde em nosso corpo. Embora os humanos também possuam esse olfato, o nosso tem apenas 5 milhões de glândulas, enquanto os cães possuem cerca de 125 a 300 milhões delas. É por isso que eles são mais sensíveis ao cheiro e podem cheirar coisas que talvez a gente nem sequer entenda. Por esta razão, eles são carregados por soldados militares para farejar bombas, drogas e outros itens nocivos a fim de proteger suas vidas.

Estudos recentes mostraram que os cães podem cheirar não apenas problemas externos em humanos, mas também internos. É por isso que, quando seus tutores não estão bem ou sofrem de problemas internos que podem ser incapazes de serem reconhecidos pelos mesmos, o olfato de seu cão pode ajudar a identificá-los.

Uma variedade de experimentos prova a questão

O primeiro estudo de adestramento de cães para este fim foi analisado pelo Dr. Lichtenfeld na Inglaterra em 2004 e publicado no British Journal Of Medicine.

Neste experimento, os cães foram treinados para detectar problemas de saúde por meio de amostras de sangue, sendo treinados principalmente para detectar câncer de bexiga. Embora 41% deles não tenham mostrado resultados incríveis, 14% o fizeram. Desde então, as pessoas vêm realizando mais pesquisas nesses cães e treinando-os para detectar esses problemas de saúde em humanos.

A pesquisa seguinte foi conduzida por pesquisadores na Pine Street Foundation, Califórnia, onde os cães foram treinados para detectar câncer de mama e de pulmão. Desta vez, os resultados foram excelentes, pois tiveram uma taxa de sucesso de 88%, com uma taxa de precisão de 97% com o câncer de pulmão!

“Embora atualmente não haja cura para o câncer, a detecção precoce oferece a melhor esperança de sobrevivência”, afirmou Heather Junqueira, pesquisadora principal do BioScentDx. “Um teste suscetível para detectar câncer poderia salvar milhares de vidas e mudar a forma como a doença é tratada”.

Você sabia que muitos cães podem até detectar questões de saúde mental em seus tutores? Quando a pessoa sofre com condições graves, como transtorno de estresse pós-traumático, os cães podem identificar isso pelas mudanças comportamentais e divergências emocionais em seus tutores. Assim, sua compreensão das emoções e expressões também os ajuda inteiramente nesse quesito.

Em outros casos, os cães até salvaram vidas alertando as pessoas sobre problemas de saúde antes mesmo de eles acontecerem. O alerta desses bichinhos de quatro patas ajudou seus tutores a identificar seus problemas de diabetes tipo 1 antes mesmo que os sintomas começassem a aparecer. À medida que o baixo nível de açúcar no sangue altera os compostos orgânicos voláteis, os cães informam seus humanos sobre sua condição lambendo as mãos e choramingando. Portanto, além de ser um grande parceiro nas horas boas, seu doguinho ainda pode ser seu herói e salvar sua vida!

Atualmente, os cães estão envolvidos em várias pesquisas e estudos onde são treinados para identificar mais distúrbios de saúde em humanos. Então, é justo dizer que daqui a um pouquinho eles serão capazes de salvar as nossas vidas, além de claro, trazer alegria para o nosso lar.

“Acreditamos que todas as doenças têm um cheiro associado a elas, devido às mudanças que ocorrem dentro do corpo, com diferentes órgãos expressando diferentes compostos químicos. Esses aromas são evidentes na respiração e no suor”, disse Ralph Hendrix, diretor executivo da Dogs4Diabetics.

Robert Soliz, um ex-especialista do Exército de 31 anos, participa do Paws for Purple Hearts, um dos quatro programas experimentais em todo o país que combinam veteranos de TEPT com labradores e golden retrievers. Crédito da imagem: https://www.smithsonianmag.com/

Concluindo

Sem dúvida, esses doguinhos que nos amam incondicionalmente são o futuro para a detecção de problemas de saúde nas pessoas. Com o grande número de pesquisas e experimentos que comprovam isso, agora mais do que nunca os tutores irão valorizar cada momento que passarem com seus cãezinhos, seus futuros heróis! Com certeza esse tempo que passarão juntos será benéfico para ambos se conhecerem ainda mais. É importante lembrar que o seu doguinho precisará de muito treinamento adequado para poder detectar problemas de saúde em você e em sua família!