fbpx
Pets IncomunsRecentesTop Artigos

Iguana de estimação? Prós, contras e tudo mais que você precisa saber

Está a fim de ter mais um pet junto à sua família e gosta de pets diferentes? Está com dúvida se ter uma iguana como bichinho de estimação é a escolha certa para você? Se sim, está no lugar certo. Neste artigo, iremos falar sobre os prós e contras de ter uma iguana de estimação, além de darmos algumas dicas sobre como cuidar direitinho dela. Portanto, se você está apenas pensando em aumentar a família, tendo como membro uma iguana, ou se já possui uma e precisa de ajuda com os cuidados, aqui tem tudo o que você precisa saber!

As iguanas podem ser bons animais de estimação?

Bem, as iguanas podem ser ótimos pets para o tutor certo. Elas são criaturas únicas, relativamente fáceis de cuidar, com uma expectativa de vida longa, o que significa que você poderá desfrutar de sua companhia por muitos anos. No entanto, há algumas coisas a considerar antes de trazer uma iguana à sua família. Por exemplo, elas precisam de um grande recinto e podem ser caras para cuidar da maneira correta. Além disso, as iguanas não são recomendadas para famílias com crianças pequenas porque podem ser agressivas quando se sentem ameaçadas.

iguana de estimação
Imagem: https://www.youtube.com/watch?v=JVOKeg3-KgM
Você pode treinar uma iguana?

Com paciência e consistência, você pode treinar sua iguana para fazer alguns truques básicos. Por exemplo, você pode ensiná-la a vir quando for chamada, se sentar sob comando e a ficar em seu recinto. Além disso, pode treiná-la para usar uma caixa de areia. No entanto, é importante notar que as iguanas não são tão fáceis de treinar quanto outros animais de estimação, como cães ou gatos, então é importante estar preparado para enfrentar um pouco de desafio ao treiná-la.

iguana de estimação
Imagem: Pinterest
O que preciso saber sobre os cuidados com a iguana?

Se você acha que ser tutor de uma iguana é a coisa certa para você, há algumas coisas que precisa fazer para adaptá-la com sucesso. Primeiro, você precisará comprar um grande recinto que atenda às necessidades dela. As iguanas precisam de um ambiente quente e úmido, então seu recinto precisará ser equipado com uma lâmpada halógena (de calor) e uma tigela de água. Você também precisará fornecer à sua iguana muitos esconderijos e superfícies para escalar. Além disso, é preciso alimentá-la com uma dieta que consiste em vegetais, frutas e insetos.

Cuidar de sua iguana pode ser gratificante, mas também é importante lembrar que tê-las é um compromisso. Se você não estiver preparado para cuidar adequadamente de um bichinho assim, ele poderá adoecer ou até morrer. Por isso, antes de qualquer decisão sobre ter mais um membro na família, faça sua pesquisa e certifique-se de estar preparado para esta responsabilidade.

iguana de estimação
Imagem: Pinterest
As iguanas são perigosas para as crianças?

Bem, tenha sempre em mente que elas são animais, então é possível que sejam perigosas para as crianças porque podem ser agressivas quando se sentem ameaçadas. Além disso, as iguanas possuem garras longas que, se usadas, causam arranhões e suas caudas podem machucar já que são usadas como um chicote. Então, é importante supervisionar quaisquer interações entre sua iguana e crianças pequenas. Além disso, você deve ensinar seus filhos a lidar adequadamente com este tipo de pet para que todos fiquem seguros.

Concluindo

E então, você acha que uma iguana seria um bom animal de estimação para você? Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a responder a essa pergunta! Se você ainda estiver indeciso, sugerimos fazer mais pesquisas sobre os cuidados com uma iguana ou conversar com um veterinário sobre se um bichinho assim seria ou não uma boa opção para sua família.

E se você já possui uma, qual sua experiência em ser tutor de uma iguana? Adoraríamos saber mais nos comentários!