É apenas um som sibilante, sem mordidas – conheça algumas cobras amigáveis
Quando ouvimos a palavra cobra, de cara já dá um medo e uma repulsa, e isso geralmente acontece devido à natureza dessa criatura. No entanto, nem todo mundo tem medo e quer fugir delas. Existem alguns “peritos” em cobras que adoram estar perto delas e às vezes até acariciá-las.
Na verdade, há pessoas que querem ter cobras em casa como qualquer outro animal de estimação. No entanto, é importante entender que ter uma cobra não é tão tranquilo quanto ter um cachorro ou um gato. É preciso muita prática e aprender a cultura das cobras antes de ter uma em sua vida.
Escolher o tipo certo de cobra também é uma decisão importante. Se você é um herpetologista iniciante ou apenas deseja se juntar a milhões de famílias com cobras, você deve começar com algumas mais simpáticas.
Escolha cobras amigáveis para os principiantes
Se você acabou de começar sua jornada, seria melhor começar com uma cobra mais gentil e se familiarizar com sua espécie. Você não gostaria de arriscar sua vida pegando uma cobra perigosa para levar para casa, né? Existem muitas delas que são ideais para se ter como companhia e poder acariciá-las. Escolher uma mais simpática não é um processo complicado se você a conhecer antes.
Para facilitar ainda mais sua busca, preparamos uma lista de cobras amigáveis que com certeza não irão lhe morder. Vamos dar uma olhadinha?
1 – Cobra-do-milho
A cobra mais popular para iniciantes na lista é esta cobra nativa americana. As cobras-do-milho têm a pele de um marrom-avermelhado para o laranja com manchas vermelhas por toda a parte. No entanto, elas também podem ser encontradas em cores diferentes. Uma cobra-de-milho bebê pode crescer de 25 a 30 centímetros de comprimento. Essas cobrinhas bebês são capturadas por profissionais ou geralmente criadas em cativeiro. As cobras-do-milho comem ratos pequenos e podem viver até 20 anos em cativeiro. Elas custam em torno de 40 a 100 dólares.
2 – Cobra-real-californiana
Existem diferentes tipos de cobras reais, e a californiana é uma das subespécies populares. Elas também são encontradas nos Estados Unidos e têm uma pele marrom com listras amarelas. A cobra-real-californiana é um pouco semelhante à cobra-do-milho, pois podem viver em cativeiro por 20 anos e comem ratinhos também. Essas cobras são geralmente retraídas e ameaçadas por invasores. Elas só precisam de cuidados básicos e custam entre 70 e 170 dólares.
3 – Píton-real
O nome dessas cobras em inglês “ball pythons” (tipo píton-bola) deve-se ao hábito de se enrolarem como uma bola. Elas são nativas da África Central e Ocidental, sendo encontradas principalmente em pastagens ou em tocas de roedores. Elas têm manchas em castanho claro na pele e são tipicamente criadas em cativeiro. A píton-real pode crescer de 1 a 1,50 metros de comprimento e viver de 20 a 30 anos. Elas são criaturas dóceis e se enrolam em forma de uma bola quando ficam assustadas. Em cativeiro, elas se alimentam de ratos e custam cerca de 25 a 200 dólares.
4 – Rosy Boas
Assim como o seu nome em inglês “Rosy Boa” (tipo jiboia-rosada), estas cobras são de uma cor marrom-rosado e altamente adaptáveis ao cativeiro. Elas são geralmente encontradas nas regiões dos Estados Unidos e do México. A Rosy Boa é considerada amigável porque dificilmente morde ou mostra qualquer característica de raiva. Você pode as ter como pet facilmente, proporcionando-as um ambiente confortável. Elas podem viver por 30 anos e às vezes mais do que isso, e pode ter certeza de que uma Rosy Boa não vai lhe incomodar, porque elas são fáceis de cuidar. Seu preço varia de 25 a 350 dólares.
5 – Cobra-do-leite
Assim como a cobra-real-californiana, a cobra-do-leite também é uma subespécie de cobra real. Elas são nativas do México e partes dos Estados Unidos. Você pode encontrar a cobra-do-leite nas cores branca, preta e vermelha. Elas geralmente são vistas em áreas rochosas e com madeiras. A cobra-do-leite não gosta de absorver o calor do sol, mas o busca em troncos e pedras. Elas podem viver até 20 anos e crescer até 60 cm. Essas cobras são dóceis e fáceis de tê-las como bichinho de estimação, seu valor varia de 50 a 200 dólares.
6 – Gopher
Também chamados de Pine Snake (cobra-pinho-do-Norte) ou Bull Snake (cobra-touro), as cobras Gopher são nativas do oeste dos Estados Unidos. Elas se parecem um pouco com cascavéis, mas um herpetologista pode detectar facilmente a diferença. Essas cobras não têm presas, o que as tornam amigáveis, também, elas apenas produzem um som sibilante ou às vezes balançam as caudas. Podendo crescer de 1,30 a 1,50 metros de comprimento, essas cobras podem viver até 20 anos e o seu preço varia de 90 a 190 dólares.
Concluindo
Se você é iniciante com relação a querer ter uma cobra como pet e levá-las para sua casa ou laboratório, é sempre melhor começar com as mais simpáticas. Essas cobras são indicadas como animais de estimação e requerem menos cuidados. Elas apenas produzem aquele som sibilante, tipo um assobio, como qualquer outra cobra, mas não haverá nenhuma mordida. Essa é a razão pela qual essas cobras são escolhidas em primeiro lugar, e as mencionadas acima foram algumas das melhores cobras amigáveis que você pode considerar. E então, qual foi sua favorita?