fbpx
Cães & GatosRecentesTop Artigos

Como os cães se tornaram os melhores amigos do homem?

Que os cachorros são os melhores amigos do homem há muito tempo, a gente já sabe, né? Mas como eles chegaram a essa posição? Foram domesticados e domados por humanos há milhares de anos, mas quando e por que o vínculo entre eles começou a se desenvolver? Continue com a leitura e dê uma olhadinha em algumas das teorias mais populares sobre o relacionamento dos cães com as pessoas.

Teoria 1 – O companheiro perfeito para os seres humanos

Os cachorros são companheiros dos humanos desde o início dos tempos, e naquela época, eram usados ​​para fins de caça e pastoreio. Em algum momento, as pessoas começaram a criá-los seletivamente para produzir vários tipos de raças com diferentes conjuntos de habilidades. Como resultado, o vínculo entre homem e cachorro foi criado quando as pessoas começaram a vê-los como parte da família.

Os cães têm sido considerados companheiros desde os tempos antigos. Eles oferecem amor e apoio incondicionais quando você mais precisa, mesmo que não consigam entender o que está acontecendo dentro de sua cabeça ou como resolver todos os problemas da sua vida.

Quando pensamos nos cachorros em nossas vidas, sempre há duas coisas que vêm à mente: seu companheirismo e lealdade, que nunca falham, não importa o que possa estar acontecendo ao seu redor, bem como sua capacidade de fazer uma casa parecer um lar, por apenas perceber aquela carinha te olhando esperando pacientemente ao seu lado durante todo o dia, sem falhar nenhuma vez.

Teoria 2 – Proteger os humanos do frio

Os cachorros são considerados os melhores amigos do homem desde antes da existência dos humanos. Quando os caçadores-coletores começaram a se reunir, descobriram que as peles dos lobos eram perfeitas para mantê-los aquecidos e secos durante suas viagens pelos ambientes do norte, onde não havia proteção contra tempestades de neve e chuva enquanto caçavam animais selvagens como veados ou bisões.

Esses caninos tinham um plano astuto: se eles seguissem essas pessoas primitivas, saindo com caçadores quando chegasse a hora de jantar, catando sobras de seus pratos e dormindo em cima deles à noite para não ficar muito frio, então nenhum dos dois nunca mais passaria fome! E assim começou um vínculo inquebrável entre cães e humanos que durou milhares de anos.

Os cachorros são um dos primeiros animais domesticados e, com o tempo, tornaram-se os melhores amigos do homem. Eles foram originalmente domesticados por humanos há cerca de 12 mil anos para fins de caça, onde as pessoas os levavam em caçadas para ajudar no monitoramento, pastoreio de gado ou vigilância de propriedades. Ao longo de milhares de anos, esses caninos começaram a ficar em volta de grupos humanos para proteção e comida, e à medida que os lobos começaram a ser domesticados, eles também se tornaram os primeiros animais que os humanos puderam chamar de companheiros.

Teoria 3 – Cães: os lobos domesticados

As origens do melhor amigo do homem remontam aos tempos antigos, quando os ancestrais começaram a receber filhotes de lobo, o que os levou a esta socialização desde a infância. Os lobos operam instintivamente em matilhas com uma hierarquia clara, onde os humanos facilmente assumiram a posição de lobos alfa e se estabeleceram como Aqueles Que Devem Ser Obedecidos.

Houve uma recompensa ainda maior quando essa dupla dinâmica se tornou caçadora por conta própria. Enquanto os humanos tinham habilidades e conhecimentos que combinavam bem com a velocidade e o olfato dos lobos para rastrear presas juntos, eles estavam sempre em risco se deixados sozinhos porque a caça não é algo naturalmente programado em nosso DNA, como seria para um simples grupo de animais.

A maioria das pessoas não sabe que os cachorros são apenas lobos domesticados, e há uma razão para isso. Eles foram domesticados por humanos por um longo tempo e feitos para ajudá-los a encontrar suas presas, mas também os cães a devoravam rapidamente antes que alguém chegasse à refeição, nada mais é do que o instinto falando mais alto.

Teoria 4 – São criaturas fiéis na terra

Os cachorros são as criaturas mais fiéis e compreensivas que existem. Mesmo em nossos piores momentos, eles nos acolhem com um abanar do rabo que nos faz esquecer o quão terrível nos sentimos naquela hora. Eles têm provado ser leais várias vezes, algo que muitas pessoas podem não esperar de um animal que é tão frequentemente julgado apenas pela sua impressão, sendo que esse aspecto é o que os fazem parecer mais humanos do que qualquer outra criatura na Terra!

Os cães têm um papel vital na sociedade atual. Desde a detecção de drogas até a detecção de bombas, eles ajudam a salvar vidas e evitar que crimes aconteçam muitas vezes antes mesmo de acontecerem. Um exemplo disso são os pastores-alemães, que geralmente são mais vistos como cães policiais em todo o mundo devido à tradição de 200 anos que os tornou tão eficazes nessas tarefas!

Concluindo

Podemos perceber que os cachorros são os melhores amigos do homem porque têm uma longa história em ajudá-los e serem usados como animais de trabalho. Além disso, eles ajudam nos proporcionando companhia, conforto, proteção e convivência, entre outras coisinhas mais. E então, com qual teoria você mais se identificou?