Animais que foram ao espaço antes mesmo que você
Todos nós já ouvimos falar de muitos astronautas e naves espaciais de sucesso indo para o espaço. Mas você já ouviu falar de animais que foram para lá? Parece estranho, não? Mas se lhe disséssemos, por mais peculiar que possa parecer, que esses animais que visitaram o espaço foram enviados para uma importante missão.
Havia muitas outras razões pelas quais esses animais foram para lá, por exemplo, ajudaram a testar os programas espaciais que mais tarde guiariam os viajantes espaciais para entender se era seguro viajar. Continue com a leitura deste artigo e se surpreenda ao saber quais animais eram esses e porque foram enviados para lá. Nós garantimos, você vai ficar impressionado!
1 – A cadela Laika
Em 3 de novembro de 1957, Laika foi lançada ao espaço, a qual orbitou a Terra com sucesso. Esta era uma cadelinha russa de rua que foi bem treinada para sobreviver a este programa. Felizmente, ela conseguiu! Porém, durante a missão, Laika logo faleceu, o que deixou todos bastante tristes. Por fim, outros cães foram treinados e testados para esse fim, e cada um trouxe resultados diferentes.
2 – Moscas de fruta
Essas moscas foram os primeiros animais enviados ao espaço. Isso aconteceu em 20 de fevereiro de 1947, a fim de examinar os efeitos da radiação no DNA. Porém, foi lamentável saber que elas não poderiam chegar à órbita, para ser mais preciso. No entanto, elas chegaram ao espaço e provaram ser altamente eficazes. Além disso, se você subestimou a competência dessas moscas para esta missão espacial, ficará chocado ao saber que elas voltaram vivas para a Terra. Sim, a missão não foi bem-sucedida assim, mas acima de tudo ajudou os Estados Unidos a entender muitas coisas sobre o propósito de toda a missão.
3 – Albert I e Albert II
Os primeiros macacos que chegaram ao espaço foram Albert I e Albert II. Este era um macaco rhesus macho que viajou para o espaço em 11 de junho de 1948. Embora tecnicamente não tenha sido considerada uma missão espacial, Albert não sobreviveu a isso. É chocante saber que muitas fontes sugerem que este pobre macaco pode nem ter sobrevivido ao lançamento, porém não temos fatos claros sobre isso. O próximo macaco que se seguiu foi Albert II. Mas este também não conseguiu sobreviver ao propósito. No entanto, a equipe de pesquisa aprendeu muito durante esta missão, o que os ajudou a lançar outros animais ao espaço, quando necessário, com sucesso. É por isso que outro grupo de animais foi enviado para lá em pouco tempo.
4 – O primeiro rato
Entre os macacos e as moscas de fruta, houve também o primeiro dos ratos a ir para o espaço. Isso aconteceu no ano de 1950 em agosto, mas mesmo este rato não sobreviveu tanto quanto os macacos. Isso ocorreu porque teve um defeito no pára-quedas do ratinho. Com o tempo, a equipe de pesquisadores decidiu lançar mais ratos ao Espaço no mesmo ano. No entanto, levou quase dez anos para eles perceberem que apenas dois ratos sobreviveram a todo o processo em meio a todos os outros envolvidos nessa missão. Sendo assim, essa obsessão de lançar ratos ao espaço também foi suspensa.
5 – Os cães Tsygam e Dezik
Em meio a todos os outros animais adoráveis que foram lançados ao espaço, os cães foram enviados para uma missão específica. Esses cães eram conhecidos como Tsygam e Desk. Embora eles não tenham conseguido chegar à órbita, eles alcançaram o espaço e também se tornaram os primeiros e maiores organismos vivos que sobreviveram a um voo espacial. Infelizmente, Dezik faleceu em sua segunda tentativa de ir para o espaço em setembro. Foi um momento bastante difícil para os outros também, que se apegaram a esse cachorro fofinho, mas outra missão espacial ocorreu e a equipe recrutou outro cachorro para esse fim.
6 – Coelhos
Em 5 de julho de 1959, os coelhos também foram enviados ao Espaço como os outros animais. Embora não se tenha muita informação clara sobre eles, sabemos que eles foram enviados para lá junto com mais dois cães. Mesmo com companhia não deve ter sido nada legal, né?
Concluindo
Estes foram alguns dos animais mais notáveis que chegaram ao espaço antes mesmo de nós. É bem estranho, e sabe-se lá o que eles tiveram que passar, não é? É lamentável que muitos desses pobres animais não tenham tido a chance de sobreviver. É graças à tecnologia moderna e aos métodos de segurança que as equipes espaciais conseguem desenvolver procedimentos para garantir a máxima segurança dos que viajam ao espaço nos dias de hoje. Assim, o risco de não retornar diminuiu exponencialmente.
Sabemos que deve ter sido uma leitura bem triste para você que, assim como nós, é apaixonado pelos animais. Ler a respeito deles e nos lembrar desses pobres bebês que perderam a vida durante importantes missões espaciais, é uma forma de demonstrar nosso respeito. Afinal, eles merecem ser lembrados por sua pura bravura e inteligência.