Animais estressados e outras questões sociais do reino selvagem
Quantas vezes olhamos para os animais e pensamos na sorte que têm por não ter que trabalhar 9 horas por dia ou se preocupar com problemas sociais, não é? Mas você sabia que esses seres que consideramos felizes e plenos podem ser animais estressados, pois estão cheios de situações difíceis para lidar e vários problemas sociais próprios? Sim, os animais têm vários problemas individuais, de escapar de seus predadores à procura de abrigo. Sua vida é bastante estressante. Conflitos em seu grupo e defender seus filhos também são um desafio. Assim, não somos os únicos a ter uma vida atribulada. No reino selvagem existem animais estressados e vamos conhecer um pouco mais sobre isso neste artigo.
Continue com a leitura e aprenda mais sobre os animais e suas questões estressantes. As informações a seguir são super interessantes.
Estresse e situações estressantes em animais selvagens
O estresse é uma resposta típica a qualquer coisa que desencadeia nosso medo e representa uma característica prejudicial. Isso leva ao surgimento dos hormônios adrenalina e cortisol que aumentam a pressão arterial e a frequência cardíaca. Entre outros efeitos adversos, os ataques cardíacos também são comuns, tá?
Da mesma forma, tanto os animais selvagens quanto os domésticos sentem o estresse e vivenciam situações que induzem tais problemas. Em muitos casos, já vimos registros de estresse em animais domésticos, mas é improvável que você tenha visto isso em animais selvagens. Porém, a verdade é que os animais selvagens enfrentam situações mais estressantes do que os domésticos, e há também muitas razões genuínas para tirar conclusões sobre isso.
No seu dia-a-dia, os animais selvagens têm de passar por inúmeros desafios. O trauma da escassez de alimentos, enfrentar os predadores e fugir deles e lidar com os conflitos em seu rebanho não é uma coisa fácil de administrar. E ainda o pior de tudo, é que o clima em constante mudança e o aquecimento global não estão ajudando em nada. A caça e a pesca desses animais também contribuem para esse momento terrível para eles. Por todos estes motivos o trauma em animais selvagens está crescendo a um ritmo exponencial.
Estresse induzido por predadores em animais selvagens
Os animais têm um medo terrível de predadores ou de serem atacados, e também temem a ideia de ouvir outros animais se enfrentando pelas presas porque isso induz o estresse neles. Em muitos casos passados, onde animais selvagens tiveram que ouvir gravações de brigas de gato e rato, precisaram enfrentar reações de longo prazo de Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
Em outro caso, as presas têm que escolher entre sobreviver à escassez de alimentos e arriscar suas vidas por comida, se expondo a predadores. Em ambos os casos, o fator de risco é incrivelmente alto e piora a condição deles. Isso faz com que comam menos e se preocupem mais, sendo então, os padrões de estresse aqui mais anormais do que nunca. Esta é uma ótima maneira de indicar como o risco de exposição a predadores é um ciclo constante de petrificação para os pobres animais na natureza.
Com intervenções humanas, esse sofrimento se agrava. A pesca e a caça furtiva de animais foram proibidas em vários locais do mundo, mas não é de se espantar ao saber que essa prática ainda continua. É por isso que muitos animais estão sendo ameaçados de extinção, e alguns deles também já foram na lista de animais extintos pelo homem. Embora os animais não entendam as estatísticas, eles percebem que sua espécie está em declínio, e isso os leva a ter outro trauma mental, em que perdem a capacidade de permanecer calmos. A ecologia do medo sobrevive.
Adaptação a novos ambientes
O estresse de entrar em um ambiente novo é outro problema para esses pobres animais selvagens. Eles são frequentemente forçados a ir para uma nova área devido à falta de comida, abrigo ou fuga de predadores e, consequentemente, isso significa que precisam lidar com as mudanças climáticas que nem sempre atendem às suas preferências. Em muitos casos, devido à escassez de alimentos, eles também acabam morrendo por causa da fome constante. Tais tensões levam ao agravamento de suas condições vez após vez. Assim, os animais que sobrevivem também têm dificuldade em lidar com o estresse de viver uma vida difícil neste ambiente.
Sons assustadores
Você sabia que muitas vezes animais estressados podem até morrer quando ouvem sons assustadores? Tempestades próximas, aviões e drones podem ser altamente assustadores para muitos pássaros e animais selvagens. Se eles não se acostumaram com o som, podem morrer devido ao estresse exponencial.
Muitos pássaros também têm o hábito de imitar intencionalmente os chamados de alerta para assustar animais selvagens, e assim, morrem devido a problemas agudos de estresse pelo mesmo motivo. Além dessas questões, os conflitos sexuais para o acasalamento podem causar estresse em muitos animais, e da mesma forma a tentativa de proteger seus filhotes de predadores, um evento estressante em suas vidas.
Concluindo
Os animais selvagens estão expostos a problemas crônicos de estresse. Então, se você achava que os humanos eram a única espécie a passar por isso, agora já sabe a verdade, animais estressados existem na natureza. Portanto, certifique-se de que da próxima vez que vir um animal selvagem, não o assuste, eles já têm estresse suficiente para lidar.