fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

A incrível vida das borboletas

As borboletas são adoradas pela maioria das pessoas por sua linda aparência. Suas asas com cores chamativas são sem dúvida nenhuma magníficas, e quando elas se juntam em grupos em um jardim repleto de flores então? A cena é simplesmente fascinante. Mas além da estonteante aparência, nós sabemos muito pouco sobre a incrível vida de borboletas.

Devido à perda de seu habitat e mudanças climáticas, algumas espécies estão à beira da extinção e por isso são altamente conservadas. Você sabia que existem mais de 18 mil espécies de borboleta pelo mundo todo? Verdade! E elas vivem em todos os tipos de habitats, incluindo florestas, campos e até mesmo a Tundra Ártica.

Conforme vão crescendo elas passam por uma fantástica transformação, processo conhecido como metamorfose.

Se sua curiosidade bateu e você está à procura de informações sobre uma das criaturas mais majestosas da natureza, dê uma olhadinha nesse artigo que fala sobre a interessante vida de borboletas.

O que é uma borboleta?

Uma borboleta é um inseto específico adulto em estágio de voo, pertencente a um grupo conhecido como ‘Lepidoptera’, do qual insetos como as mariposas também fazem parte.

Em grego, o termo ‘Lepidoptera’ significa ‘asa com escamas’. Isso se deve ao fato de as asas desses lindos insetos pertencentes a esse grupo serem cobertas por centenas de milhares de minúsculas escamas sobrepostas em sequência. Essas escamas são organizadas em um padrão colorido único, sendo exclusivas para cada espécie.

Como a maioria dos insetos que você vê diariamente, as borboletas têm seis minúsculas perninhas e três principais partes do corpo que são a cabeça, tórax, e a extremidade da cauda (abdômen). Ah, elas possuem um exoesqueleto e duas anteninhas.

vida de borboletas
Mariposa

Borboleta x Mariposa

Mas você deve estar se perguntando agora, se elas fazem parte do mesmo grupo, são diferentes no quê?

Muitas pessoas confundem borboleta com mariposa porque elas são parecidas, mas não se engane, elas não são a mesma espécie.

Diferenças entre elas:

  • as borboletas possuem antenas finas e tortinhas enquanto as antenas das mariposas são cobertas com plumas e difusas;
  • mariposas ativas à noite, enquanto as borboletas preferem a luz do dia;
  • quando as borboletas descansam, posicionam suas asas retinhas, alinhadas ao seu exoesqueleto, já as mariposas fazem isso com as asas abertas. Porém, as borboletas gostam de pegar sol com as asas bem abertas;
  • por fim, as cores das borboletas são mais coloridas e chamam mais atenção do que as cores das mariposas, que são opacas e limitadas.
vida de borboletas

O ciclo de vida de borboletas

São quatro fases:

  1. Ovo
  2. Lagarta
  3. Pupa
  4. Borboleta

Cada uma das fases da metamorfose é singular e cada espécie de borboleta possui um ciclo de vida único.

Sabia que muitas pessoas têm como hobby observar e até mesmo criar borboletas? Dizem ser bem divertido.

Fases da metamorfose – quando a lagarta vira borboleta?

• A fase do ovo: este período, normalmente, dura de 3 a 7 dias, mas pode ser considerado um tempo demorado para este inseto.

Algumas espécies, durante o inverno, hibernam em forma de ovo e passam por um período de dormência fisiológica para poder sobreviver aos vários meses desta estação.

vida de borboletas

• A fase da lagarta (larva): em um intervalo de 3 a 7 dias ou após o tempo de dormência do inverno, os ovos eclodem e uma minúscula lagarta aparece. As lagartas comem, como primeira refeição, as cascas do seu ovo para sobreviver! Lagartas são máquinas de comer! Comem de tudo, de folhas à flores antes de iniciar a fase da metamorfose chamada pupa, e desenvolvem sua massa corporal em até mil vezes. Por essa razão, elas a lagarta é considerada praga em algumas regiões.

A notícia triste é que apenas algumas lagartas sobrevivem, pois esse é o estágio mais perigoso de todo o ciclo. Ameaçadas por humanos, predadores naturais, parasitas e até doenças, a taxa de mortalidade é bem alta.

Para você ter noção, de centenas de ovos, apenas alguns se tornam lagartas. Levando em conta a espécie, ela permanecerá nesse estágio de 2 a 5 semanas.

• A fase da pupa: nesta fase da metamorfose chamada pupa, é quando a lagarta se transforma em borboleta. A lagarta inicia o processo do casulo fazendo um manto de fio de seda ao redor de si, se fixando na base de algo, geralmente um galho. Algumas espécies enrolam esse fio em volta de seu corpo e do lugar onde vão ficar para que fiquem bem presos.

Quase toda lagarta se prende de cabeça para baixo e permanecerá em seu casulo de seda por volta de 1 a 2 semanas antes de emergir como uma linda borboleta.

• Borboleta: É neste estágio que a lagarta passa por uma incrível transformação dentro de um casulo e emerge como uma bela borboleta. Depois, ela sai em busca de um parceiro ou parceira para acasalar e colocar seus ovos, dando continuidade ao ciclo de vida.

É o fascinante processo da metamorfose!

vida de borboletas

Conclusão

Conforme aprendemos aqui, a média de vida útil das borboletas é de 2 a 3 semanas, dependendo de cada espécie. É impressionante como a borboleta consegue fazer tudo isso em um espaço de tempo tão curto né?!