6 doenças transmitidas de animais a humanos que mataram milhões em todo o mundo
A pesquisa prevê que quase 60% das doenças humanas e 75% das doenças infecciosas que estão surgindo são de natureza zoonótica, sendo que nos últimos anos, muitas novas doenças transmitidas por animais surgiram.
No entanto, elas estão se espalhando para regiões mais novas, sendo os principais fatores de transferência de patógenos a lugares novos, conforme pesquisadores, o crescimento das práticas comerciais e o aumento das atividades turísticas.
Infelizmente, várias doenças são transmitidas entre animais, pecuária e humanos e, neste artigo, você conhecerá as seis mais comuns e mortais que continuamente afetam milhões de vidas. Com certeza você já ouviu sobre alguma delas.
1 – Ebola
Os relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerem que o Ebola se originou de morcegos frugívoros. Além desse mamífero voador, pode haver gorilas, macacos, chimpanzés, antílopes da floresta etc., que podem infectar humanos. A doença causada por esse vírus, provoca sangramento grave e febre e, no seu auge, acaba matando mais da metade da população infectada.
Descoberto no ano de 1976, o Ebola registrou o maior número de surtos no continente africano. Sua transmissão mortal pode ocorrer pela aproximação de secreções, sangue, fluidos corporais ou até mesmo órgãos de um animal infectado.
Além disso, o fluido corporal ou o sangue de um humano infectado também pode contaminar outras pessoas se entrarem em contato com o mesmo. A parte mais triste disso tudo, é que esse vírus já tirou a vida de mais de 11.000 humanos até agora.
2 – Aids
Se os relatórios do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos EUA forem considerados, o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é supostamente transmitido aos humanos por uma espécie particular de chimpanzé na África. O vírus em potencial, contamina as células do sistema imunológico do corpo humano e o torna mais vulnerável a complicações e infecções graves.
A Síndrome da Imunodeficiência Humana ou AIDS é um distúrbio correspondente ao estágio avançado da infecção pelo HIV. Infelizmente, esse vírus continua a ceifar milhões de vidas todos os anos, e segundo a OMS, o mundo perdeu quase 32 milhões de vidas em 2019 por conta disso.
Esses vírus podem ser transmitidos através da troca de fluidos corporais, incluindo sangue, saliva, leite materno, secreções vaginais etc. Embora as terapias antirretrovirais possam retardar o avanço da doença, elas são inacessíveis a inúmeras pessoas que vivem com HIV.
3 – Peste
A peste é uma epidemia que está na história há séculos. Com seu início no território chinês e transmitida para todos os países europeus, a Peste bubônica, provavelmente já matou 25 milhões de pessoas. No seu maior surto, ela se tornou desenfreada do ano de 1334 até o final da década de 1340.
Registros históricos dizem que houve um total de três grandes pestes, começando com a bubônica, a septicêmica e, por último, a pneumônica. Elas são um resultado da bactéria Yersinia Pestis, que é predominante em pequenos mamíferos e pulgas.
Quando a pulga infectada pica ou se uma pessoa entra em contato com os fluidos corporais contaminados, a infecção pode ocorrer, além de ser possível se infectar se uma pessoa inalar gotículas respiratórias de outra pessoa que tenha a doença.
4 – Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS)
De um surto em 2003, acredita-se que a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) tenha se originado em morcegos e depois transmitido para outros animais, como civetas. Segundo a OMS, a província do sul da China viu pela primeira vez a propagação deste vírus.
5 – Vírus Nipah
O vírus Nipah é transmitido de animais, como porcos e morcegos, para humanos ou através da contaminação de alimentos. Os morcegos frugívoros pertencentes à família Pteropodidae são os hospedeiros naturais do vírus.
Em 1999, o vírus Nipah infectou um grande grupo de criadores de porcos na Malásia, e foi aí que ganhou reconhecimento. Ele infecta não apenas humanos, mas também animais, tornando-se uma preocupação significativa para a saúde.
6 – Raiva
Estimativas dizem que cerca de 99% da transmissão da raiva acontece por meio de cães. No entanto, nos EUA, a morte por incidentes de raiva humana é prevalente e acontece através da transmissão por morcegos. Os relatórios dizem que esta doença ocorre principalmente na Ásia e na África.
Concluindo
Estas são as seis doenças mais comuns, porém destrutivas, que são transmitidas de animais para humanos. Consequentemente, o mundo está enfrentando grandes surtos zoonóticos atualmente com novas cepas de vírus que afetam a humanidade todos os dias, com isso o cuidado tanto com as pessoas quanto com os animais é fundamental.