Gatos: as 10 raças mais raras do mundo
Se você pensava que apenas os cães poderiam ser encontrados entre as raças mais raras, você está redondamente enganado. Existem gatos adoráveis e raros que farão você ter vontade de tê-los por perto e fazer um chamego. Você pode até estar abraçando o seu bichano neste momento e dizendo: “Own, você é o meu favorito”, mas espere até dar uma olhada nas coisinhas fofinhas que apresentamos abaixo. Temos certeza que farão o seu dia mais feliz hoje.
Como essas raças são raras, elas também têm preços bem altos. Então, caso você esteja disposto a gastar uma pequena fortuna, aproveite e seja feliz com seu bichano. Mas lembre-se, é sempre melhor adotar, né!
Vamos dar uma olhadinha?
1 – Norueguês da floresta
Se você acha difícil lidar com gatos que exigem atenção total, carinho e chamegos o tempo todo, você vai se apaixonar por essa raça. O norueguês da floresta é uma das espécies mais adoráveis com sua natureza gentil e amigável. Embora tenham quase sido declarados extintos na Segunda Guerra Mundial, eles continuam a existir como uma raça rara. Sua expectativa de vida é entre 12 e 16 anos e podem pesar de 5 a 10 quilos. São amáveis, adoram estar entre os membros da família e são atletas naturais que gostam de escalar. Portanto, se você não encontrar o seu gato em lugar nenhum, procure-o nos pontos mais altos de sua casa, eles adoram se aninhar confortavelmente nas alturas.
2 – Serengeti
Leal, enérgico e ágil, os serengetis podem ser os seus favoritos caso você goste de muita ação. Como são altamente atléticos, precisam de uma boa parcela de tempo para brincar e pular. Embora esses gatos sejam um pouco tímidos no início, eles podem ser os melhores animais de estimação quando se relacionam com seus amigos humanos. A maioria dos Serengetis pesa cerca de 3 a 6 quilos. Mas você deve ter cuidado ao levar esses bichanos para casa, pois eles adoram correr por aí em alta velocidade.
3 – Korat
Os gatos Korat são vistos como um amuleto de boa sorte em seu país natal, a Tailândia. São muito inteligentes e têm opiniões fortes. Como qualquer outro gato, adoram subir em pontos altos da casa para se divertir e gostam muito de fazer amigos, por isso, caso se sintam solitários, podem desenvolver depressão e outros problemas de saúde mental. São super enérgicos e adoram aprender novos truques com seu tutor.
4 – American Wirehair
Os gatos American Wirehair têm uma aparência poderosa, com músculos intensos e parecem ser bem mais pesados do que são. Esses agradáveis bichanos adoram se relacionar com seus humanos e são muito brincalhões, mas também são muito tranquilos e calmos. Amam se aquecer ao sol e são muito carinhosos. Podem viver de 7 a 12 anos e não se importam em ficar sozinhos, então você não precisa dar atenção a eles o tempo todo. Mas você não os verá em muitas casas porque são uma das raças mais raras.
5 – Havana
Esses gatos são raríssimos, e fontes sugerem que apenas 1.000 deles existam no mundo. Devido a suas orelhas grandes e arredondadas, parecem estar sempre em alerta. São muito brincalhões e podem passar algum tempo se divertindo com seu brinquedo favorito sozinhos. Geralmente, essa raça pode viver de 8 a 13 anos, no entanto, você deve ter certeza de que sua alimentação está sob controle e é balanceada, caso contrário, eles podem ganhar bastante peso.
6 – Burmilla
Esses gatos de porte médio requerem cuidados mínimos, o que faz com que sejam muito desejados. São extremamente carinhosos e meigos, adoram pular e escalar e também amam ser o centro das atenções de seus familiares e tutores. É importante escová-los diariamente para remover os pelos soltos de seu corpo e impedir a queda.
7 – Van Turco
Embora o gato Van Turco já exista há muitos séculos, infelizmente, eles são uma raça rara agora 🙁
São adoráveis, energéticos e atléticos, ou seja, você vai se divertir muito brincando com eles. Sua expectativa de vida é até um pouco maior do que a de um gato normal: vive de 13 a 17 anos. Embora essa raça exija uma certa atenção diferenciada, eles podem ser a combinação perfeita para manter sua família feliz e alegre o tempo todo.
8 – LaPerm
Os gatos LaPerm são pequenos e de aparência única. Geralmente atingem a maturidade depois de dois a três anos, e são bastante inteligentes. Muito brincalhões, travessos e moderadamente ativos, adoram pegar brinquedos e objetos que você atira na direção deles. Não são grudentos e carentes, mas irão seguir você por toda a parte. Muito carinhosos, pacientes e gentis, vão ser uma divertida companhia para você e sua família.
9 – Chartreux
Estes são gatos silenciosos, mas comunicativos e que adoram ser engraçadinhos. Eles são muito atenciosos, acrobáticos e ficam muito felizes com toda a atenção que lhes é dada. Embora não usem muito a voz, eles se comunicam com um minúsculo miado ou chilrear. É uma raça muito adaptável e, em geral, tem um temperamento educado.
10 – Minskin
Como todas as raças apresentadas anteriormente, os gatos Minskin também são raros, mas muito adoráveis e brincalhões. Eles têm uma altura de cerca de 17 a 20 centímetros, pesam de 1,8 a 2,7 quilos e podem viver por até 15 anos no máximo. Atraentes e afetuosos farão seus tutores se apaixonarem por eles.
E aí, qual desses bichanos é o seu favorito?