7 fatos sobre os pássaros-elefantes que viveram em Madagascar
Os pássaros-elefantes são as maiores aves que já viveram e são conhecidos por terem sido extintos há quase 43.000 anos, porém continuam a ser o assunto de pesquisa de vários pesquisadores em todo o mundo. Embora não tenhamos certeza de como eles foram extintos, suspeitamos que os humanos pré-históricos fizeram isso. Em muitas evidências, constata que essas aves foram caçadas e esquartejadas para fins alimentícios, sendo bem provável que eles tenham sido mortos pelo mesmo motivo. Em muitas evidências sugestivas, também é provável que os humanos possam ter coexistido com essa espécie de ave gigante até serem extintas. Com certeza, este foi um mundo completamente diferente naquela época mesmo.
Os pássaros-elefantes parecem ter sido uma visão habitual em Madagascar durante a era pré-histórica. Eles tinham quase meia tonelada e até 3 metros de altura, além de terem ovos que pesavam 10 kg de uma só vez. Naturalmente, eles ainda eram mais significativos do que os dinossauros. Embora existam várias teorias sobre o que pode ter acontecido, a realidade parece incerta. Por ora, aqui estão alguns dos principais fatos sobre os pássaros-elefantes gigantes que viveram em Madagascar.
1 – Eram tão altos quanto um elefante
Embora esta ave tenha o nome de elefante, seu tamanho e sua aparência estavam longe disso, exceto a sua altura. Esses pássaros de quase 4 metros de altura pesavam cerca de 1.360 a 1.800 quilos, porém, os asiáticos pesavam ainda mais. É por isso que podemos dizer que eles foram as maiores aves que já viveram.
2 – Moraram na ilha de Madagascar
Estes animais eram geralmente restritos à ilha de Madagascar, na África. Esse tipo de habitat era melhor porque estava exposto a árvores abundantes, a vegetação tropical e até a água suficiente sem muito esforço. O abrigo também não era um problema porque tudo o que eles precisavam estava lá. Por esta razão, Madagascar era o melhor lugar.
3 – Parentes dos pássaros kiwi, aqueles que não voavam
Por várias gerações, os paleontólogos tinham a noção de que outros espécimes de aves eram parentes de outros ratitas. Isso significava que esses pássaros geralmente eram parentes do Moa. Porém, mais tarde, quando ocorreu a análise genética, descobriu-se que o Kiwi era o parente mais próximo dessas espécies. Após uma cuidadosa pesquisa, ficou evidente que isso era verdade.
4 – Marco Polo pode ter visto os pássaros-elefantes
Foi considerado uma situação complexa por vários anos a Marco Polo ter visto um pássaro-elefante gigante durante seus anos de viagem. Isso aconteceu em 1298, quando o famoso viajante italiano tinha como destino diferentes lugares. Muitos estudiosos pensavam que Polo apenas descrevia um rukh ou roc, um monstro misterioso que parecia uma águia. Mas agora que estudamos esta ave gigante, estamos mais perto de acreditar no que ele viu naqueles dias, né?
5 – Podem ter sobrevivido com frutas
Quando damos uma olhada em como era um pássaro-elefante, logo acreditamos que ele poderia ter caçado e comido outros animais em Madagascar e suas selvas ferozes. Mas é só quando você observa de pertinho, que percebe que eles tinham um amor eterno por comer frutas. Naquela época, o clima tropical era tão favorável que Madagascar cultivava vários frutos em abundância, sendo assim, eles podem ter sobrevivido com frutas de diferentes sabores. Estudos também sugerem que sua dieta era à base de frutas.
6 – Nós podemos ser os culpados
Cá entre nós, como você acha que um pássaro gigante foi extinto depois que os humanos surgiram? Em várias teorias, pode ter sido observado pássaros-elefantes sendo caçados e esquartejados por humanos para fins alimentícios e de sobrevivência. Sendo assim, os humanos podem ter usado sua carne para saciar suas dores de fome de tempos em tempos. O que faríamos se vivêssemos naquela época? É de se pensar, né.
7 – Sua altura se assemelha a de um pássaro-trovão (thunderbird)
Podemos ter ouvido falar muitas vezes que os pássaros Aepyornis eram bastante pesados, porém, não os mais altos, exceto os pássaros-trovão. Quando se observa o pássaro-elefante, pode-se pensar instantaneamente em pássaros-trovão por sua altura, já que eles poderiam chegar a quase 3,60 metros. Há boas razões para acreditar que eles eram bem jovens.
Concluindo
Embora os humanos possam ter sido a principal razão para a extinção dos pássaros-elefantes, também acreditamos que as mudanças climáticas contribuíram grandemente para isso. Talvez as iniciativas de agricultura e destruição de habitat também tenham sido motivos significativos para que isso acontecesse. Além disso, somos incapazes de saber se os humanos existiram de 10.500 a 2.000 anos atrás, assim, podemos estar longe de tentar mapear os vestígios dos primeiros que viveram em Madagascar. Esperamos que nossos pesquisadores e cientistas especialistas possam fazer isso enquanto há tempo suficiente. Bem, enquanto isso não acontece, não vamos ficar esperando, né. Continue com a pesquisa e saiba mais sobre esses pássaros gigantes que um dia vagaram pelo nosso planeta.