fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

7 espécies descobertas recentemente em 2020

Existem mais de 8,7 milhões de espécies no mundo, mas a ciência descobriu apenas 1,2 milhão delas. Acontece que é importante descobrir essas espécies escondidas a fim de protegê-las. Todos os anos, os cientistas descobrem novas espécies ao redor do mundo, e no ano de 2020 não foi diferente. Aqui são algumas das novas criaturas, nunca vistas antes, que encontramos em 2020:

Langur Popa

1 – Langur Popa

O langur Popa é uma espécie de primata recém-descoberta em laboratórios por meio de amostras de tecidos de espécimes de museu, amostras fecais de animais selvagens da floresta de Myanmar e espécies em cativeiro. Atualmente, apenas 200-260 membros desta espécie são conhecidos e estão espalhados em quatro diferentes populações.

Embora o status do langur não esteja oficialmente avaliado, ele está classificado como uma espécie criticamente ameaçada de acordo com os critérios da Lista Vermelha da IUCN. A maior parte da sua população vive no Monte Popa, que abriga mais de 100 langurs. Lá, é um local de peregrinação espiritual e também possui um santuário de vida selvagem proeminente.

Rã liliputiana

2 – Rã liliputiana

Uma equipe “Ecological Swat” descobriu cerca de 20 novas espécies e, entre elas, está uma rãzinha de 10 milímetros de comprimento, que talvez possa ser o menor anfíbio encontrado nos Andes e no mundo. Foi descoberta durante uma expedição no Vale do Zongo organizada pela Conservação Internacional, uma organização sem fins lucrativos nos Estados Unidos. Essa criaturinha foi encontrada dentro de túneis sob húmus e musgo em uma floresta nublada. De acordo com as pesquisas, as rãs liliputianas são extremamente difíceis de encontrar, mesmo com suas habilidades distintas.  

Trimeresurus Salazar

3 – Trimeresurus Salazar

Durante uma recente expedição herpetológica na Índia, os pesquisadores descobriram uma nova espécie de cobra conhecida como víbora de Salazar, Trimeresurus Salazar. Foi nomeada após o famoso personagem da série de Harry Potter, Salazar Sonserina. Essa é uma cobra noturna que apresenta listras laranja-avermelhadas no corpo e na cabeça do macho. De uma beleza fascinante!

A cobra foi encontrada em Arunachal Pradesh, um estado da Índia onde muitas novas espécies da fauna e flora foram descobertas recentemente. Essas cobras são morfologicamente enigmáticas, tornando-se difícil de localizá-las no campo. Sendo assim, sua diversidade pode ser amplamente subestimada no momento. Sua dieta consiste em anfíbios, roedores, lagartos, pássaros etc.

Aranha Loureedia Phoenixi

4 – Aranha Loureedia Phoenixi

Esta espécie de aranha foi encontrada no Irã e categorizada como aranha-de-veludo. A semelhança do seu padrão de cores com o Coringa, o personagem interpretado por Joaquin Phoenix, inspirou o nome Loureedia Phoenixi. Ela foi descoberta por Yuri Marusik e Alireza Zamani da Universidade de Turku, localizada na Finlândia.

Esta foi a primeira vez que os pesquisadores encontraram uma aranha-de-veludo fora do Mediterrâneo. Até o momento, apenas duas espécies de macho foram descobertas nos espécimes coletados na província de Alborz, no Irã. Considerando que a Loureedia Phoenixi vive principalmente debaixo da terra, pode ser difícil encontrar a fêmea.

Lêmure-rato de Jonah

5 – Lêmure-rato de Jonah

Estes são os primatas noturnos mais tímidos encontrados na ilha de Madagascar. Essas espécies recém-descobertas são apresentadas como o menor grupo dos primatas, eles são tão pequenos quanto um punho humano. Os cientistas foram capazes de distinguir essa espécie de outros lêmures-ratos pela sua aparência, DNA mitocondrial e dados genômicos.

Eles são um pouquinho maiores se comparados a outros lêmures-ratos, no entanto, possuem um corpinho castanho-avermelhado com uma listrinha branca no nariz, eles também têm orelhas pequenininhas e uma pelagem espessa. Os pesquisadores afirmam que, atualmente, essas espécies só podem ser encontradas no Mananara Nord National Park, em Madagascar. Contudo, esses pequeninos já enfrentam uma ameaça existencial devido ao desmatamento.

Mantidactylus Radaka

6 – Mantidactylus Radaka

Esta espécie é um novo membro da família Mantellidae e é específica de Madagascar. Esta nova criatura foi descoberta por uma equipe de cientistas internacionais que diferencia Radaka dos Guttulatus e Grandidieri por meio de dados moleculares de espécimes de museus e selvagens. É uma rã grande medindo mais de 10 centímetros. Apesar de ser desconhecida para o resto do mundo, essa espécie era bem conhecida entre as pessoas de Madagascar. Atualmente, existem 362 espécies de rãs em Madagascar.

Eurycea Arenicola

7 – Eurycea Arenicola

Eurycea Arenicola, também conhecida pelos americanos como Carolina Sandhills Salamander (tipo “salamandra Carolina Sandhills”), é outra espécie recém-descoberta na Carolina do Norte. Foi verificada pelo Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte. A salamandra tem uma aparência de cor carmesim-alaranjada e é encontrada em rios e nascentes de águas escuras. Atualmente, existem 64 salamandras reconhecidas no estado, o que é mais do que qualquer outro estado nos Estados Unidos. O interessante é que, a região de Sandhills abriga 5% do ecossistema de Pinus palustris (espécie de pinheiro) restante no país.

Concluindo

Ainda temos muito o que explorar na nossa Terra. Existem equipes dedicadas de cientistas e pesquisadores trabalhando a fim de encontrar novas espécies ao redor do mundo. Nos próximos anos, podemos esperar testemunhar a descoberta de mais espécies desconhecidas em diferentes partes do mundo.