fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

7 animais que podem viver sem água por anos

Você consegue imaginar ter que viver sem beber água por anos? Embora seja quase impossível imaginar a vida de um ser humano sem água, para alguns animais, isso não é uma grande coisa, afinal de contas.

Alguns animais são dotados da capacidade de sobreviver sem água por vários anos, e  você não tem outra opção a não ser ter um pouquinho de inveja do seu nível de hidratação, mesmo durante esses momentos.

Vamos dar uma olhadinha nessas espécies?

1 – Peixe pulmonado africano

Estes animais onívoros pré-históricos que datam de quase 400 milhões de anos, podem ficar até um ano sem água em seus casulos até que a chuva chegue e encha seus reservatórios. Eles podem pesar até 3,5 quilos e medir de 16 cm a 1 metro de comprimento, além de também serem conhecidos como “fósseis vivos” porque são chamados de meios científicos.

Mesmo depois dessa época, os peixes pulmonados são encontrados em grande número nos rios da África do Norte e do Sul nos pântanos de água doce. Ao contrário de outras criaturas, eles ainda não estão sujeitos à extinção e, com sorte, não estarão por muitos anos à frente.

2 – Tartaruga-do-deserto

Esta tartaruga pode sobreviver sem água por até um ano ou mais, pois armazena água em sua bexiga grande, além de ser capaz de transportar uréia e água sem problema algum. Então, quando a água termina, a tartaruga-do-deserto enche seu armazenamento novamente com o suficiente para estocar por um ano ou mais.

Você pode encontrar essas criaturas fascinantes no deserto de Mojave, nos Estados Unidos, e no deserto de Sonora, no México. Geralmente, as pessoas costumam confundir seus cascos resistentes em suas costas com pedras, então fique atento se encontrar uma pedra suspeita pelo caminho, é bom não importuná-las se não quiser colocar sua vida em perigo.

3 – Rato-canguru

Essas criaturas fofinhas têm caudas longas, quatro patas e uma cabeça grande, normalmente são da cor marrom e adoram sua vida no deserto. Com suas incríveis habilidades auditivas, eles podem até identificar uma coruja se aproximando, mesmo a vários quilômetros de distância. Você pode encontrar esses pequenos roedores nas regiões oeste e sul dos Estados Unidos.

Os ratos-canguru vivem principalmente de sementes que os ajudam a serem metabolizados o suficiente para produzir energia e água, porém o mais surpreendente desses animais é que eles podem ficar até uma década sem água. Imagina, se já é difícil sobreviver um dia sem água, quem dirá uma década!

4 – Rato-de-bolso

Como os ratos-canguru, até mesmo espécies de ratos-de-bolso como essa coletam sementes que atuam como um substituto incrível para a energia e solução hídrica.

“Os ratos-canguru e ratos-de-bolso são donos sedentários de mercearias”, disse Mary Pice, da Universidade da Califórnia, em Riverside. “Eles irão estocar as prateleiras e irão defendê-las, e, com isso, viverão do alimento que coletaram e armazenaram até que a próxima quantidade de comida esteja disponível.”

Nos dias quentes e úmidos, esses pequenos roedores se escondem em suas tocas e voltam à noite para aproveitar o clima. Pode ser um tanto quanto fascinante observá-los de longe, né?

5 – Diabo-espinhoso

Você já ouviu falar de um animal que pode beber água pela sua pele? Pois é, o diabo-espinhoso que faz jus ao nome pois está coberto de espinhos, consegue fazer isso por conta das ranhuras em seus espinhos que coletam a água. Eles são capazes de absorver cada gota para armazená-la pelo tempo que desejarem, sendo assim, canalizam a água até sua boca, e bebem cada gotinha de maneira adequada, sem desperdício.

Essas criaturas que têm uma aparência assustadora, fazendo com que você tema por sua vida, podem ser encontradas nas regiões desérticas da Austrália Central.

6 – Monstro-de-gila

Os monstros-de-gila podem se sentir desidratados rapidamente, o que os obriga a armazenar água na sua bexiga após as chuvas que antecedem o verão. Essas criaturas monstruosas geralmente têm dietas ricas em água, mas podem continuar sem ela por vários anos consecutivos.

Como as regiões desérticas geralmente são muito difíceis para esses animais, eles usam suas estratégias de armazenamento de água para ajudá-los a tirar o máximo de proveito delas sem obstáculos, além de ter sua ajuda para se esfriar durante as condições climáticas difíceis.

7 – Sapo-pé-de-pá

Esses sapos, que podem ser encontrados no Canadá e nas regiões do sul do México, podem sobreviver sem água por muito tempo e se enrolar em sua pele morta para isolar seu corpo do solo seco.

Seu cardápio consiste principalmente de moscas, aranhas, mariposas, minhocas e muitas outras criaturas fantásticas. No entanto, eles ainda podem sobreviver sem comida por um longo período, e, quando há escassez de alimentos, sua grande dieta onívora também pode obrigá-los a comer de sua espécie.

Concluindo

Esses são alguns dos animais fascinantes que podem passar anos sem água, ao contrário dos humanos. Então, seria interessante, quando você tiver a oportunidade de vê-los ao vivo e a cores, observá-los. Mas lembre-se de manter sempre uma distância segura, certo? Mas e então, qual deles você gostaria de conhecer melhor e ver de pertinho?