fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

10 fatos incríveis sobre o boto-cor-de-rosa

Chamados de boto-cor-de-rosa ou boto vermelho por causa da sua coloração clara que vai ficando em tons avermelhados, o Inia geoffrensis é uma espécie rara de cetáceo que habita as águas doces dos rios Amazonas e Orinoco e que desde sempre estimulou a imaginação das populações indígenas locais.

Existem inúmeras lendas do boto que giram em torno deste animal, mas vamos dar uma olhadinha juntos, quais são as características principais deste cetáceo fascinante e em algumas curiosidade do boto cor-de-rosa?

1 . Subespécies

O boto-cor-de-rosa é conhecido, em inglês, como “bufeo”, “boto” ou “Amazon dolphin” (boto-amazonas) sendo a maior espécie de boto dos rios. Existem três subespécies: o boto-da-Bolívia, o boto-cor-de-rosa e o boto-do-Orinoco.

2 . Lenda do boto-cor-de-rosa?

O boto cor-de-rosa existe? Sim, eles não são uma lenda e podem ser encontrados na bacia dos rios Amazonas, Orinoco e Madeira na Bolívia. Seu território cobre cerca de sete milhões de km quadrados e isso inclui águas salgadas, turbulentas, cachoeiras e partes baixas dos rios. Com relação ao seu habitat, o boto-cor-de-rosa é facilmente encontrado nos rios principais e cachoeiras da região.

Sua adaptação os permite viver em florestas alagadas durante as estações chuvosas que dão origem a pequenas formações de lagoas conectadas aos rios. Durante o período de seca, eles são vistos ocupando grandes leitos de rios, enquanto no inverno se movem livremente à procura de comida, alcançando vastos territórios de florestas e planícies aluviais.

A lenda do boto cor-de-rosa é uma tradição popular na cultura popular e folclore brasileiro, especialmente na região amazônica. Conta a história de um boto encantador que se transforma em um homem atraente durante as noites de lua cheia e seduz mulheres durante festas à beira dos rios, em água doce.

Vestido com roupas elegantes e usando um chapéu para esconder o orifício nasal, o boto conquista os corações das mulheres, mas sempre retorna às águas antes do amanhecer. A lenda sugere que as crianças nascidas desses encontros misteriosos podem ter características especiais. A lenda do boto cor-de-rosa mistura elementos de folclore, romance e mistério, e é frequentemente contada como uma forma de entretenimento e preservação cultural nas comunidades ribeirinhas brasileiras.

3 . Por que são cor de rosa?

Eles adquirem a coloração rosada ao longo dos anos. Ao nascer e na infância, eles são cinzas, na adolescência eles são de um cinza claro e na chegada da vida adulta eles se tornam rosados pelo desgaste de sua pele, sendo que os machos são mais rosados do que as fêmeas.

Embora as causas dessa coloração especial ainda sejam incertas, algumas possibilidades como as de adaptação ao ambiente ou a presença de vasos capilares na superfície da pele estão sendo consideradas. 

4 . Respiração

O bico do boto-cor-de-rosa é comprido, com dentes pontiagudos (contém até 28 pares desses dentes afiados em cada lado de seu maxilar) para capturar e esmiuçar suas presas.

Eles precisam respirar de vez em quando e fazem isso ao subir até a superfície, quando isso acontece, eles disparam um jato de água com até dois metros de altura pelo seu respiradouro dorsal. Eles são donos de uma excelente visão e possuem o órgão melão que é usado para a ecolocalização.

5 . Interação

É um cetáceo solitário e raramente faz parte de grupos com poucos membros. É bem comum observar as mamães com seus filhotes. Muitos botos-cor-de-rosa podem ser observados em áreas onde tem abundância de alimentos.

Eles não são tão brincalhões, agressivos ou acrobatas como as outras espécies de golfinhos, mas são vistos repetidamente em ocasiões convivendo com peixes, tartarugas e outros animais aquáticos, mostrando um comportamento nem um pouco tímido.

boto cor de rosa
Imagem: YAQU PACHA E.V.
Sociedade para a Conservação das Espécies de Mamíferos Aquáticos da América Latina

6 . Gestação

O período de gestação dura de 9 a 12 meses e eles têm apenas um bebê. O nascimento ocorre durante a época das cheias e o recém-nascido tem um peso inicial de 80kg. Eles são amamentados por um ano e o intervalo entre um parto e outro é de 15 a 36 meses.

7 . Tamanho

Eles atingem até 2,50 metros de comprimento com um peso médio de 180kg nos machos, um aspecto bastante proporcional ao das fêmeas que geralmente medem 2,90 metros e pesam cerca de 150kg.

Com uma cabeça proeminente, eles têm a capacidade de movimentá-la em 180 graus devido à ausência de vértebras cervicais. Seus olhos são pequeninhos e seu bico comprido serve para diferentes funções.

boto cor de rosa
Imagem: YAQU PACHA E.V.
Sociedade para a Conservação das Espécies de Mamíferos Aquáticos da América Latina

8 . Botos-cor-de-rosa e golfinhos

Os botos-cor-de-rosa não são nadinha parecidos com os golfinhos vistos no mar pois são uma espécie com diversas adaptações especialmente preparadas para que sobrevivam em seu habitat. Esses botos são parentes distantes daqueles golfinhos do mar, visto que suas famílias são distintas.

Existem muitas espécies diferentes de botos de rios, e o boto-cor-de-rosa é o mais inteligente de todos pois possuem uma capacidade cerebral 40% superior que a do ser humano.

9 . Alimentação

Os botos-cor-de-rosa são animais que se alimentam de pequenos peixes de rios, tartarugas pequenas e até caranguejos e bagres. Como os caranguejos e as tartarugas estão sempre no rio, os botos estão sempre nadando para o fundo e é por esta razão que ao longo dos séculos eles desenvolveram um bico tão proeminente. 

Além disso, eles possuem uma característica especial que os ajuda a caçar em águas rasas e até em planícies alagadas. Suas vértebras cervicais não estão unidas e, portanto, permitem que eles movam sua cabeça em até 180 graus. Ainda mais, para caçar os peixes, eles têm que se posicionar em torno de alguns grupos com vários companheiros e se revezar para comer.

boto cor de rosa
Imagem: YAQU PACHA E.V.
Sociedade para a Conservação das Espécies de Mamíferos Aquáticos da América Latina

10 . Dimorfismo sexual

Os machos têm uma tonalidade mais forte do que as fêmeas, além de serem maiores e mais pesados também. Essa é a maior espécie de botos. Eles têm um corpo alongado, terminando em uma barbatana caudal triangular.

As espécies de boto não possuem vértebras cervicais unidas, como no caso da maioria dos cetáceos e essa particularidade de seu sistema esquelético, juntamente com o tamanho de suas nadadeiras, permite que eles possuam uma excelente maneabilidade quando nadam entre as plantas submersas das florestas alagadas a procura de suas presas.

boto cor de rosa

Conclusão

Esperamos que você tenha achado esses fatos e boto cor de rosa curiosidades tão interessantes assim como nós. Se você sabe mais sobre essa espécie, por favor compartilhe seu conhecimento com a gente através dos comentários. Adoraríamos saber mais!